31 de out de 2025 às 09:25
O papa Leão XIV vai celebrar missa no Cemitério Campo Verano, próximo à basílica de São Lourenço Fora dos Muros, no domingo (2), às 16h, dando continuidade a uma prática do papa Francisco, que tinha o costume de visitar um cemitério todos os anos no Dia de Finados.
Na segunda-feira (3), às 11h, o papa celebrar missa pela alma do papa Francisco, que morreu em abril, e pelos bispos e cardeais que morreram no último ano, na basílica de São Pedro, no Vaticano, seguindo uma longa tradição papal de lembrar de líderes mortos da Igreja no início de novembro, mês que a Igreja dedica à oração pelos mortos.
O Dia de Finados, celebrado anualmente em 2 de novembro, é um dia de oração pelas almas de todos os que morreram, especialmente aquelas que se acredita estarem no purgatório, passando pela purificação final antes de entrarem na presença de Deus. A Igreja encoraja os fiéis a oferecerem orações, sacrifícios e missas pelas almas do purgatório.
O papa Francisco, o primeiro papa originário da América Latina, celebrou a missa de Finados no cemitério Campo Verano nos três primeiros anos de seu papado. Depois rezar em outros cemitérios em Roma e arredores, como as catacumbas romanas, um cemitério em homenagem aos militares americanos mortos na Segunda Guerra Mundial e um cemitério para bebês não nascidos.
Visitar cemitérios é um costume importante em partes da América Latina nesta época do ano, exemplificado pela famosa celebração do Dia dos Mortos no México, nos dias 1 e 2 de novembro. Antes de sua eleição como papa, Robert Prevost, agora Papa Leão XIV, foi missionário agostiniano e, depois, bispo no Peru, onde fiéis costumam celebrar o Dia de Finados visitando cemitérios, limpando e decorando túmulos com flores e velas, e rezando por seus entes queridos que morreram.
O papa Leão XIV vai celebrar as festas de Todos os Santos e de Finados neste fim de semana com três dias consecutivos de liturgias papais em Roma.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Amanhã (1), solenidade de Todos os Santos, o papa Leão XIV celebra missa às 10h30 na praça de São Pedro, na qual vai declarar são João Henrique Newman doutor da Igreja. Espera-se a participação de dezenas de milhares de peregrinos, muitos dos quais participam do Jubileu do Mundo Educativo, inaugurado pelo papa Leão XIV no início da semana.
O Dia de Todos os Santos é uma solenidade em honra de todos aqueles que alcançaram o Céu e desfrutam da visão beatífica — os santos, canonizados, isto é, conhecidos e declarados pela Igteja, e não canonizados.
Depois da missa, o papa Leão XIV vai rezar o Ângelus, uma oração mariana tradicional, ao meio-dia, horário de Roma, como faz em todos os dias santos de guarda.
Antes de ir ao cemitério Campo Verano para a missa do Dia de Finados no domingo à tarde, o papa Leão XIV vai rezar o Ângelus ao meio-dia da janela do Palácio Apostólico, no Vaticano, com vista para a praça de São Pedro.





