29 de out de 2025 às 16:33
O Santuário de Deus Pai Todo-Poderoso, em Malta (PB), foi inaugurado ontem (28), depois de dez anos em construção. A obra foi realizada pela Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus (CSMCJ), depois de uma inspiração da fundadora Ana Rita Otaviano Tavares de Melo, conhecida como Mãezinha.
A Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus é uma associação particular de fiéis, que tem como carisma “levar almas ao Coração de Jesus por meio do seu Amor”, ao “anunciar, viver e testemunhar com alegria o Amor e a Compaixão do Coração de Jesus para com todos os que sofrem as consequências do desamor e do pecado, conduzidos pela ternura do Coração Imaculado de Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe”, diz o site oficial. Foi fundada em 21 de setembro de 1997 pelo casal Ana Rita Otaviano Tavares de Melo e José Tavares de Melo, conhecidos como Mãezinha e Paizinho.
Foi Mãezinha que, em 2009, teve a inspiração de construir um santuário dedicado a Deus Pai Todo-Poderoso, segundo ela, a pedido do próprio Deus. Eu perguntava onde e Ele mostrava uma montanha cerca de vales e montanhas e Ele dizia sempre que esta terra correria leite e mel”, disse ontem, ao final da missa de dedicação do santuário. Mais tarde, ela identificou que o lugar indicado era o monte localizado às margens da BR-230, entre as cidades de Malta e Condado, no sertão paraibano.
De arquitetura imponente, com inspiração medieval, o santuário fica no alto da montanha, com uma escadaria de 99 degraus, um espaço de 6,3 mil m² de área construída, com predominância das cores branca e dourada e capacidade para 3 mil pessoas. Em seu interior, pinturas feitas à mão representando o céu, Deus Pai, Jesus Cristo e vários santos.

A missa de dedicação do santuário foi celebrada pelo bipo de Patos (PB), dom Eraldo Bispo da Silva. Em sua homilia, ele contou que também celebrou a missa de lançamento da pedra fundamental do santuário “há quase onze anos” e acompanhou o processo da construção.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Posso dizer que se tratou de uma via crucis, de uma grande batalha entre Deus e algumas forças contrárias representando o inimigo que não aceita de modo algum o reinado do Pai sobre as nossas vidas, sobre as nossas almas”, disse dom Eraldo sobre dificuldades enfrentadas para a conclusão da obra ao longo dos anos.
“Para construir este santuário”, disse, “não foi gasto apenas muito dinheiro, mas também muito sangue e suor, ao ponto de sentirem enfraquecimento físico que transformam esse solo duro e seco em oásis de onde emanará o suave odor de Cristo por meio da Palavra anunciada, do sacramento da misericórdia e da Santíssima Eucaristia”.
Segundo o bispo de Patos, “cada luminária, cada lâmpada, cada ícone ou imagem, detalhes estéticos, litúrgicos e simbólicos” do santuário “expressam a entrega abnegada de seus idealizadores para que hoje nos fosse dado esse presente maravilhoso que fará indubitavelmente grande bem espiritual a todos que acorrerem em peregrinação a este lugar”.
Dom Eraldo manifestou o desejo de que “este santuário seja lugar de encontro com a misericórdia de Deus, por meio do sacramento da confissão, e com o Pão do Céu, na Santíssima Eucaristia, celebrados e oferecidos aos fiéis por sacerdotes zelosos que farão deste lugar um oásis espiritual”.
O Santuário de Deus Pai Todo-Poderoso estará aberto aos sábados e domingos, com missas aos sábados às 15h e aos domingos às 11h e às 15h.




