2 de out de 2025 às 15:18
Redigido nos últimos meses do pontificado do papa Francisco, o primeiro documento assinado por Leão XIV, uma exortação apostólica sobre a pobreza, deve ser publicado em 9 de outubro, dia da festa de são João Henrique Newman.
Apesar dos rumores de que o documento seria publicado em 4 de outubro, fontes da Santa Sé disseram à EWTN que o documento será publicado na sexta-feira seguinte à festa de São Francisco de Assis.
Uma análise do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé diz que sete audiências privadas foram concedidas recentemente pelo papa ao prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, cardeal Victor Manuel Fernández. Embora o prefeito visite o papa regularmente, os encontros do cardeal Fernández têm sido mais frequentes do que o habitual, indicando a alguns observadores da Santa Sé que a divulgação de um documento papal era iminente.
O documento sobre os pobres era um dos documentos que ainda estavam em andamento na época da morte do papa Francisco. Seu texto havia sido inicialmente confiado ao presidente da Pontifícia Academia para a Vida, Vicenzo Paglia, para um rascunho preliminar.
Ao decidir prosseguir com a publicação, Leão XIV demonstra seu desejo de prosseguir em continuidade com o legado de seu antecessor. No entanto, ele pediu uma revisão completa do texto, demonstrando que também pretende moldar seu próprio pontificado desde o início.
A exortação aos pobres seria o segundo exemplo de um "documento papal a quatro mãos" na história recente. O papa Francisco, então recém-eleito em 2013, decidiu publicar a encíclica Lumen fidei, que havia sido quase inteiramente preparada por seu antecessor, Bento XVI.
A exortação apostólica não substituiria a primeira encíclica de Leão XIV, que também está em andamento. Pouco se sabe sobre esse documento, que está inteiramente nas mãos do papa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Outros documentos 'suspensos'
Resta saber o que acontecerá com outros documentos "suspensos" atualmente em processamento pelo Dicastério para a Doutrina da Fé. Esses não são documentos papais, mas sim documentos iniciados pelo papa Francisco que requerem aprovação papal para publicação.
Em 3 de julho, o cardeal Fernández anunciou que seu dicastério publicaria em breve um documento sobre “vários temas marianos”, destinado a dar continuidade às normas sobre fenômenos sobrenaturais publicadas em maio do ano passado.
Em janeiro, o cardeal anunciou que o dicastério estava preparando documentos sobre o valor da monogamia, sobre a escravidão ao longo da história e as diversas formas de escravidão hoje, sobre o papel das mulheres na Igreja e sobre algumas questões mariológicas. Além do anúncio de 3 de julho, nada foi dito posteriormente sobre o status desses documentos.




