O presidente da Generalidade da Catalunha, Salvador Illa, convidou o papa Leão XIV a visitar Barcelona no ano que vem para o centenário da morte de Antoni Gaudí, o arquiteto da basílica da Sagrada Família.

O líder regional espanhol convidou o papa para estar em Barcelona em junho de 2026, quando está prevista a conclusão da torre de São José, a mais alta do complexo monumental projetado pelo arquiteto que foi declarado venerável em abril deste ano.

No mês passado, o arcebispo de Barcelona, cardeal Juan José Omella, ​também convidou o papa para o evento​.

Ao deixar a audiência privada feita no Vaticano com o papa Leão XIV, Salvador Illa disse à imprensa que, para ele, "foi uma conversa muito comovente", sobre a "polarização excessiva e as tensões crescentes" no cenário internacional.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

"Foi uma conversa que reafirmou, pelo menos da minha parte, a necessidade de aplicar e colocar em prática os valores do humanismo cristão", disse o presidente regional, a primeira autoridade espanhola a ser recebida por Leão XIV.

Como presentes institucionais, Illa deu ao papa Leão XIV uma reprodução da torre da Mãe de Deus da Sagrada Família e dois livros.