A diocese de Tlaxcala, a mais antiga do México, comemora seu quinto centenário com 500 horas de adoração eucarística contínua diante do Santíssimo Sacramento.

A iniciativa começou em 12 de setembro e terminará em 3 de outubro, com o programa sendo distribuído entre as 93 igrejas que compõem os sete decanatos da diocese.

Um comunicado diz que o objetivo é preparar espiritualmente a celebração do jubileu de 500 anos "como forma de ação de graças e renovação da fé".

Párocos, vigários e líderes comunitários também são convidados a promover a iniciativa nas missas dominicais e encorajar famílias, grupos paroquiais e fiéis em geral a "participar desse momento de unidade em torno de Cristo".

Em entrevista coletiva de imprensa em 23 de setembro ontem (23), a diocese anunciou que uma missa jubilar será celebrada em 12 de outubro no seminário conciliar de Nossa Senhora de Ocotlán, celebrada por Joseph Spiteri, núncio apostólico no México.

Na cerimônia, será apresentada uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, três ramos de palmeira em memória dos santos meninos mártires de Tlaxcala Cristóbal, Antonio e Juán, um coração que simboliza o amor maternal de Nossa Senhora em sua invocação de Ocotlán. Missas paroquiais serão suspensas nesse dia para que toda a comunidade possa participar da missa solene.

A bênção e consagração oficial da Santa Catedral de Tlaxcala, ex-convento franciscano dedicado a Nossa Senhora da Assunção, declarado patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em julho de 2021, ocorrerá em 13 de outubro. Embora o templo tenha funcionado historicamente como catedral, nunca foi consagrado formalmente. A cerimônia também será celebrada pelo núncio apostólico.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A primeira diocese do México

O site da diocese de Tlaxcala diz que essa foi a primeira sede episcopal estabelecida no continente da Nova Espanha. Embora o papa Leão X tenha estabelecido o bispado de Yucatán em 1519, ele nunca foi consolidado devido à escassa população.

A história da diocese começa com a chegada dos primeiros evangelizadores.

"Quando os espanhóis chegaram ao continente americano, trouxeram consigo a fé católica”, diz o site. “Junto com Hernán Cortés, chegaram o frade Bartolomé de Olmedo e o clérigo Juan Díaz, que celebrou a primeira missa na Nova Espanha, onde hoje é o México, em 1519".

Foi só em 1527 que o frade dominicano Julián Garcés chegou a Tlaxcala, tomou posse do mosteiro franciscano e estabeleceu formalmente a sede episcopal na igreja da Assunção.

Embora a sede tenha sido posteriormente transferida para o Estado de Puebla, Tlaxcala mantém suas raízes históricas. Depois de séculos de mudanças e a perda temporária do nome da diocese, o papa são João XXIII restabeleceu a diocese atual em 1959. A diocese diz que seus fiéis celebram anualmente sua história e missão, agradecendo "pelo dom da vida e pela intercessão de Nossa Senhora em favor deste povo que a ama".