18 de set de 2025 às 13:56
Os peregrinos que seguem a pé ou de bicicleta de outras cidades até Belém (PA) para o Círio de Nazaré poderão ganhar um Diploma de Peregrino Oficial do Círio de Nazaré ao chegar à basílica santuário de Nossa Senhora de Nazaré. O projeto da certificação dos peregrinos é uma novidade deste ano no círio.
A iniciativa visa valorizar a caminhada de fé de milhares de devotos que se deslocam de diferentes cidades até Belém. Ao longo do trajeto, os peregrinos encontrarão, nos pontos oficiais de apoio, QR Codes de registro. Com cinco registros validados durante a peregrinação, o devoto poderá, ao chegar à basílica santuário, apontar novamente seu celular para o QR Code final, disponível em telão digital, e receber o Diploma de Peregrino Oficial do Círio de Nazaré.
“Mais do que um certificado, este diploma representa o reconhecimento da fé, do esforço e da devoção de cada romeiro que trilha as estradas em direção à Casa da Mãe de Nazaré”, disse o diretor de procissões Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Paulo André Freitas. “É um gesto simbólico que eterniza a experiência espiritual e a transforma em memória registrada”, acrescentou.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
No total, haverá nos trajetos até a basílica santuário 28 pontos de apoio, abrangendo 13 municípios do Pará, ao longo da BR-316 (desde Santa Maria do Pará), Alça Viária, PA-391, PA-140, PA-151, Vila do Conde (PA-483) e PA-252. No ano passado, foram 17 pontos de apoio.
Esses pontos de apoio fazem parte do projeto “Peregrinos de Nazaré”, criado em 2016 para garantir segurança e acolhimento aos devotos que percorrem longas distâncias até a basílica. Cerca de 3 mil voluntários atuarão em regime de revezamento nesses postos de atendimento.
Segundo a organização, outra forma de ajudar é por meio de doações, como alimentos, água e materiais de saúde, que podem ser entregues das 8h às 18h, no Coração Imaculado de Maria, sede da Pastoral da Acolhida, localizada na Travessa 14 de Março, entre a Avenida Nazaré e a Gentil Bittencourt.




