10 de set de 2025 às 14:34
Cerca de 620 mil pessoas visitaram o túmulo de são Carlo Acutis nos primeiro oito meses deste ano, segundo a diocese de Assis, Itália.
A diocese registrou um aumento de cerca de 121 mil visitantes só no mês passado, um número impulsionado pelo Jubileu da Juventude e pela canonização de Acutis pelo papa Leão XIV em 7 de setembro na praça de São Pedro.
Acutis, que morreu de leucemia em 2006 aos 15 anos de idade, está sepultado na igreja de Santa Maria Maior, em Assis, onde peregrinos podem venerar suas relíquias e ver seu corpo vestido com calças jeans, uma jaqueta de corrida e tênis Nike.
No dia de sua canonização, moradores lotaram a igreja em Assis para assistir à transmissão ao vivo da missa, enquanto um trem especial organizado pela diocese levou cerca de 800 peregrinos da região italiana da Úmbria a Roma para se juntar às dezenas de milhares de pessoas reunidas na praça de São Pedro, no Vaticano.
Na missa de canonização, o irmão de Acutis, Michele, leu uma passagem das Escrituras em inglês, e Valeria Vargas Valverde — a mulher costarriquenha curada num milagre atribuído à sua intercessão em 2022 — leu uma das orações dos fiéis.
No dia seguinte, o bispo de Assis, Domenico Sorrentino, ofereceu uma missa de ação de graças no túmulo de Carlo em Assis, com a presença dos pais do santo, Antonia e Andrea, e centenas de peregrinos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Todos somos chamados a ser santos, mas cada um à sua maneira”, disse o bispo Sorrentino em sua homilia. “O caminho que ele traçou é extremamente simples e direto. É o caminho de acolher todos os dons de Deus”.
“Viva a vida ao máximo”, disse também Sorrentino. “Se você ama cores, pinte. Se gosta de música, cante. Se você é bom em esportes, tente ser um campeão. Se você tem talento intelectual, não se contente só em passar na prova. Se você é bom na internet, não tenha medo de dominar essa ferramenta também. Tudo é de Deus e tudo vem de Deus”.
Na festa da Natividade de Nossa Senhora, o arcebispo falou sobre a devoção de são Carlo Acutis à Eucaristia e a Nossa Senhora, dizendo que, para o adolescente, "Maria e a Eucaristia eram um amor único e inseparável” e que “ele via Jesus com os olhos de Maria e amava Maria com o coração de Jesus".
Entre as celebrações em Assis houve a inauguração, em 5 de setembro, de uma estátua de bronze do artista canadense Timothy Schmalz. Intitulada São Carlo na Cruz, a escultura de 3,48 metros retrata o jovem santo segurando um laptop com um cálice e uma patena na tela.
Vários cardeais da Cúria Romana planejam viajar a Assis para celebrar missas de ação de graças nas próximas semanas. O prefeito do Dicastério para o Clero, cardeal Lazarus You Heung-sik, vai rezar uma missa em 28 de setembro na basílica de São Francisco em Assis. O prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, vai rezar uma missa em 5 de outubro na basílica de Santa Maria dos Anjos.
Em 12 de outubro, o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, vai celebrar a missa na festa de São Carlo Acutis.


