Uma gangue de motoqueiros foi ontem (3) até a praça de São Pedro, no Vaticano, para presentear o papa Leão XIV com uma motocicleta cruiser personalizada destinada à caridade.

O papa se encontrou ontem com membros do Christian Jesus Bikers no fim de sua audiência geral no Vaticano. O clube de motociclistas chegou a Roma para uma peregrinação do Jubileu da Esperança depois de um passeio de três dias saindo de Schaafheim, na Alemanha.

O papa abençoou e autografou a motocicleta branca BMW R 18 antes de subir brevemente no assento sob os aplausos dos motociclistas.

A motocicleta papal personalizada será leiloada em Munique, Alemanha, em 18 de outubro, e os fundos beneficiarão crianças que trabalham em minas de mica em Madagascar, país da África oriental, por meio da Missio Austria.

O padre Karl Wallner, OCist., diretor da Missio Austria, disse ontem à EWTN News que o objetivo da peregrinação "não era só diversão e vir ver o papa, mas também ajudar os mais pobres entre os pobres" por meio do projeto para crianças exploradas.

Wallner disse que o papa Leão XIV parecia gostar muito da motocicleta.

Na audiência, "ele disse ao diretor executivo da BMW que ele próprio gostava de pilotar a motocicleta”, disse Wallner. “Então, acho que temos o primeiro papa motociclista".

A moto cruiser com motor boxer de dois cilindros recebeu um redesenho papal pela empresa Witzel na Alemanha, antes de pegar a estrada para a peregrinação motociclista, com missas diárias em igrejas ao longo do caminho para Roma.

Cerca de 30 membros do clube Jesus Bikers também passaram ontem pela porta santa da basílica de São Pedro antes de participarem da missa juntos.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Um dos motociclistas na audiência de ontem, um protestante de Berlim conhecido como "Rocky", disse à EWTN News que se juntou ao Jesus Bikers ao encontrar o clube na Internet.

“A honestidade e a liberdade me atraíram”, disse Rocky. “Não é como outros motoclubes, nos quais tenho que provar meu valor por um ano e fazer certos rituais. Fui aceito aqui e, um ano depois, recebi meu manto. Basta ser batizado, crer em Jesus Cristo e ter uma moto. Queremos orar, pilotar e fazer o bem”.

Claus Dempewolf, responsável pelos interessados ​​em ingressar no clube de motociclistas, expressou sua satisfação com a primeira etapa do passeio ao falar com a EWTN News no início da semana.

“O clima estava perfeito, as estradas estavam boas”, disse ele.

Respondendo sobre quem, em última análise, decide se alguém pode ou não se tornar um membro dos Jesus Bikers, Dempewolf disse: "Isso é decidido pelo nosso presidente e nosso capitão da estrada; nosso presidente é Jesus Cristo, nosso capitão da estrada é o Espírito Santo".

O papa Francisco foi membro honorário do Jesus Bikers, grupo com cerca de 100 membros em todo o mundo. O papa argentino também recebeu uma motocicleta branca do grupo em 2019.

O papa Francisco também recebeu duas motocicletas Harley-Davidson e uma jaqueta de motociclista em 2013 de proprietários de Harley que se reuniram no Vaticano numa celebração em Roma do 110º aniversário das icônicas motos de rua americanas.

Uma das Harley Davidsons, com autógrafo papal, e a jaqueta de couro arrecadaram cerca de US$ 350 mil (cerca de R$ 1,9 milhão) para uma instituição de caridade em Roma num leilão em 2014.