3 de set de 2025 às 14:14
A basílica santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), vai entregar a sua parte interna completamente restaurada no dia 8 de setembro. Esta semana, para a conclusão dos trabalhos, a igreja está fechada e as missas estão sendo celebradas na praça Santuário, que fica na frente da basílica.
O trabalho de restauração contemplou vitrais, mosaicos, esculturas e toda a decoração interna. “Com essa etapa, toda a parte interna da basílica está concluída e não haverá mais nenhum tipo de interferência com andaimes ou áreas isoladas”, disse a coordenadora do restauro. Luci Azevedo. “A partir do dia 8, os fiéis poderão ocupar integralmente o templo”, completou.
Na data da entrega do restauro da parte interno da basílica, 8 de setembro, é celebrada a Natividade de Nossa Senhora, recorda o primeiro círio e é o Dia Municipal de Nossa Senhora de Nazaré.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A programação no dia 8 começa às 6h com a reabertura da igreja. Às 7h, será celebrada missa com entronização da Imagem Original no nicho do presbitério. Às 9h, haverá missa com entronização das insígnias basílicas. Às 12h, missa com menção histórica ao primeiro Círio. Às 15h, haverá terço, adoração e novena. Às 18h, o arcebispo de Belém, dom Júlio Endi Akamine, vai celebrar a missa em que a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré será reconduzida ao glória da basílica.
Na praça Santuário, haverá uma exposição sobre o processo de restauro, com fotografias e exibição de imagens no telão, incluindo takes do documentário em produção que registrou os bastidores e a complexidade da obra.
Apesar da entrega da parte interna, as obras continuarão na parte externa e na cripta, com previsão de entrega em janeiro de 2026.




