O papa Leão XIV expressou seu apoio à celebração do Dia Mundial de Oração pela Criação em 1º de setembro, uma iniciativa ecumênica instituída pelo papa Francisco.

“É mais importante e urgente do que nunca”, disse Leão XIV em sua mensagem do Ângelus do último domingo, 31 de agosto. “Este ano tem como tema Sementes de paz e esperança”.

Em 2015, o papa Francisco instituiu o Dia de Oração pela Criação como uma celebração universal na Igreja. O dia já era comemorado por outras igrejas cristãs desde 1989.

Também conhecido como “Dia da Criação”, o dia de oração marca o início de um “Tempo da Criação” de um mês, que termina em 4 de outubro, festa de são Francisco de Assis.

“No espírito do Cântico do Irmão Sol, composto por ele [são Francisco de Assis] há 800 anos, louvemos a Deus e renovemos o compromisso de não destruir o seu dom, mas de cuidar da nossa casa comum”, disse o papa no Ângelus de 31 de agosto.

Em uma mensagem para o Dia Mundial de Oração pela Criação 2025, divulgada no início do ano, Leão XIV enfatizou que “a destruição da natureza não afeta a todos da mesma forma" e que “espezinhar a justiça e a paz significa atingir principalmente os mais pobres, os marginalizados, os excluídos”.

Ele também criticou a redução da natureza a uma moeda de troca e mercadoria a ser trocada por ganhos econômicos ou políticos.

“A criação transforma-se num campo de batalha pelo controle dos recursos vitais, como testemunham as zonas agrícolas e as florestas que se tornaram perigosas por causa das minas, a política da terra queimada, os conflitos que eclodem em torno das fontes de água, a distribuição desigual das matérias-primas”, disse o papa.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Essas várias feridas devem-se ao pecado”, disse Leão XIV. “Não era certamente isso que Deus tinha em mente quando confiou a Terra ao homem criado à sua imagem (cf. Gn 1, 24-29)”.

Em julho, o papa Leão XIV aprovou novas orações da missa pelo Cuidado da Criação, inspirada na encíclica ambiental Laudato si', do papa Francisco, que completa dez anos este ano.

Bispos de alguns países planejam celebrar o novo formulário de missa para marcar o Dia Mundial de Oração pela Criação.

O bispo de San Carlos, Filipinas, Gerardo Alminaza, presidente da comissão de ação social da Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCP, na sigla em inglês), disse: “Começamos a promover o Dia da Criação em 2003, então ele se tornou imensamente popular”.

“Este ano, pela primeira vez na história, temos um formulário para a missa — a missa pro custodia creationis — que nos permite celebrar o Dia da Criação em torno do altar, com textos litúrgicos personalizados para a ocasião”, disse ele à Festa da Criação, iniciativa coordenada pelo Conselho Mundial de Igrejas. “Nossa conferência episcopal está animando todas as paróquias das Filipinas para celebrar o dia com a nova missa”.

Num comunicado à imprensa sobre o Dia da Criação, a Festa da Criação disse que o dia tem raízes numa antiga tradição litúrgica ortodoxa do século V: “É um dia para louvar a Deus como criador, comemorar o mistério da criação em Cristo e inspirar os cristãos a cuidar do mundo criado”.