A revista semanal de notícias americana Time pôs ontem (28) o papa Leão XIV em sua lista de “pessoas mais influentes do mundo em Inteligência Artificial”, elogiando o foco do papa nas preocupações éticas relacionadas à tecnologia emergente.

A revista listou as 100 pessoas mais influentes em inteligência artificial (IA) em quatro categorias: líderes, inovadores, formadores e pensadores. Leão XIV está entre os 25 pensadores mais influentes da área, segundo a revista Time.

Andrew Chow, correspondente de tecnologia da Time, escreve que Leão XIV escolheu seu nome, em parte, com base na necessidade de a Igreja abordar questões éticas relacionadas à IA e escreveu que o papa "já está cumprindo sua promessa".

Quando Leão XIV se encontrou com o Colégio dos Cardeais dois dias depois de assumir o papado, ele disse que adotou o nome em homenagem ao Papa Leão XIII, que havia “abordado a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial”.

Leão XIII, que foi papa de 1878 a 1903, publicou a encíclica Rerum novarum , que discutia as necessidades da classe trabalhadora em meio à revolução industrial. O texto rejeitava tanto o socialismo quanto o poder de mercado irrestrito, optando pela cooperação entre interesses conflitantes, centrada na dignidade da pessoa humana.

O atual papa, Leão XIV, disse que adotou o nome por causa dos “desenvolvimentos no campo da inteligência artificial”, que, segundo ele, representam “novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”.

O perfil da Time disse que o Vaticano sediou a Conferência sobre Inteligência Artificial, Ética e Governança Corporativa em junho e declarou: “O discurso principal de Leão XIV destacou o potencial da IA ​​como uma força para o bem, particularmente na área da saúde e na descoberta científica”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Mas a IA levanta questões preocupantes sobre suas possíveis repercussões na abertura da humanidade à verdade e à beleza, em nossa capacidade singular de compreender e processar a realidade”, disse o perfil, citando o papa. “E ele disse que a tecnologia poderia ser mal utilizada para ganhos egoístas às custas dos outros, ou pior, para fomentar conflitos e agressões”.

Outras figuras na lista da Time são Elon Musk, fundador da xAI; Mark Zuckerberg, fundador da Meta; Jensen Huang, diretor-executivo da Nvidia, a senadora americana Marsha Blackburn, republicano; e o senador americano Chris Murphy, democrata.

Essa é a terceira lista anual publicada pela Time com foco nas pessoas mais influentes em IA.

“Lançamos essa lista em 2023, depois do lançamento do ChatGPT pela OpenAI, no momento em que muitos se conscientizaram do potencial da IA ​​para competir e superar as capacidades dos humanos”, escreveu Sam Jacobs, editor-chefe da Time, sobre a publicação da lista.

“Nosso objetivo era mostrar como a direção que a IA tomará será determinada não por máquinas, mas por pessoas — inovadores, ativistas, artistas e todos aqueles com interesse no futuro dessa tecnologia”, disse também Jacobs. “A lista deste ano confirma ainda mais nosso foco nas pessoas”.