26 de ago de 2025 às 15:17
A paróquia universitária Beato Carlo Acutis, no campus do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em São Paulo (SP), vai ter uma programação especial de 2 a 7 de setembro para celebrar a canonização de Carlo Acutis. A paróquia é a primeira dedicada ao futuro santo no Brasil.
Carlo Acutis será canonizado pelo papa Leão XIV no dia 7 de setembro, no Vaticano. Na mesma cerimônia também será canonizado o beato Pier Giorgio Frassatti.
Carlo será o primeiro santo millennial, ou seja, que cresceu na virada do milênio. Nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Reino Unido, de pais italianos, e cresceu em Milão, Itália.
Vivia como um menino de seu tempo, com estudos, amigos, passeios, gostava de videogames, computadores, mas seu foco era o céu. Dizia: “a eucaristia é minha estrada para o céu”. Aplicou seu conhecimento em informática para a evangelização. Pesquisou e visitou lugares onde aconteceram milagres eucarísticos e aparições marianas e criou um site com essas informações. Por isso, passou a ser chamado “ciberapóstolo da Eucaristia", "apóstolo dos millennials" e "apóstolo da Internet”.
Aos 15 anos, teve leucemia e ofereceu seus sofrimentos pelo papa e pela Igreja. Morreu em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida. Foi beatificado em 10 de outubro de 2020, depois do reconhecimento de um milagre por sua intercessão que aconteceu com Matheus Vianna, de Campo Grande, que foi curado de uma malformação congênita conhecida como pâncreas anular.
Ele seria canonizado em 27 de abril, no Jubileu dos Adolescentes. Mas, a canonização foi adiada por causa da morte do papa Francisco em 21 de abril. O segundo milagre atribuído a Carlo, que abriu caminho para sua canonização, foi a cura de Valéria Valverde, de 21 anos, da Costa Rica. Ela estava à beira da morte depois de ferir gravemente a cabeça em um acidente de bicicleta quando estudava em Florença, Itália, em 2022.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Festa da canonização
A Festa da Canonização na paróquia dedicada a Carlo Acutis começará no dia 2 de setembro com a pré-estreia de Carlo Acutis, o Filme, da produtora Lumine. A exibição será no Teatro Ítalo Brasileiro, às 10h e às 19h30. O filme é baseado no relato de Rajesh Mohur, ex-moromo da família Acutis, que se converteu ao catolicismo inspirado pelo exemplo de vida de Carlo.
Depois da exibição do filme, será aberta a Exposição Carlo Acutis, com instalações artísticas mostrando detalhes e outros aspectos da vida do jovem santo. A exposição permanecerá até o dia 7, das 10h às 22h.
Nos dias 5, 6 e 7 de setembro, acontecerá o tríduo da canonização, com celebração de missas, barracas de comidas italianas e shows católicos. No dia 5, a missa será às 19h, seguida de festa italiana. No dia 6, a missa será às 12h e, à tarde, haverá show com banda católica.
No dia da canonização, 7 de setembro, haverá transmissão da missa celebrada pelo papa Leão XIV no Vaticano, às 5h. Às 10h, haverá missa celebrada pelo bispo de Santo Amaro (SP), dom José Negri, na paróquia universitária, que passará a se chamar São Carlo Acutis.




