26 de ago de 2025 às 12:24
O papa Leão XIV elogiou a “paciência e engenhosidade” do missionário jesuíta lituano Andrius Rudamina, que evangelizou a China há 400 anos.
“Com base no zelo missionário do padre Rudamina e em seu impressionante legado de diálogo e integração cultural”, os cristãos se sentirão encorajados “a promover o diálogo ecumênico e inter-religioso que pode ser um modelo para todos numa sociedade de harmonia fraterna, reconciliação e concórdia” disse o papa em telegrama assinado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.
A mensagem é dirigida ao arcebispo de Goa e Damão, Índia, cardeal Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, por ocasião da celebração da chegada do jesuíta à Índia a caminho da China.
“Unindo sua gratidão a Deus Todo-poderoso pelo testemunho desse padre missionário, cuja forte fé católica ainda é evidente na Lituânia hoje, Sua Santidade reza para que a celebração de tamanha generosidade e coragem em levar a mensagem salvadora do Evangelho a todos os povos possa encorajar muitos em nosso tempo a responder com semelhante paciência e engenhosidade à tarefa da evangelização”, diz a mensagem.
Quem foi o padre Andrius Rudamina
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O padre Andrius Rudamina nasceu em 1596 numa nobre família católica lituana na vila de Rudamina, perto da capital do país, Vilnius, para onde se mudou aos 17 anos para continuar seus estudos no colégio jesuíta.
Ele decidiu desde cedo ingressar na Companhia de Jesus, mas seu pai se opôs porque Andrius era filho único.
Assim, ele foi enviado para estudar Filosofia na Universidade de Mainz, atual Alemanha, de onde foi para a Universidade de Leuven, atual Bélgica, para aprender Direito.
Ao saber da grave doença do pai, Andrius interrompeu os estudos para voltar para casa. Na Lituânia, começou a trabalhar para o tio, o bispo de Vilnius, Eustachy Wołłowicz.
Pouco depois da morte de seu pai, Andrius se uniu aos jesuítas, fazendo seus primeiros votos em 1620. Depois de estudar teologia na Universidade Jesuíta de Vilnius, ele foi enviado a Roma para completar sua educação.
Em 1625, Andrius foi autorizado a ir como missionário à China. No caminho, chegou a Goa em 22 de agosto de 1625. O padre Rudamina permaneceu na China evangelizando até setembro de 1631.




