25 de ago de 2025 às 16:01
O Santuário Basílica Sagrada Família, em Goiânia (GO), celebrará no dia 31 de agosto, no Jubileu das Famílias, o gemellaggio com o Santuário de Nazaré, na Galileia, Terra Santa, onde viveram Jesus, Maria e José. Isso significa que os dois santuários passarão a ser irmãos gêmeos pois têm a mesma devoção, missão pastoral e identidade litúrgica.
“O gemellaggio tem como finalidade aprofundar a espiritualidade e a comunhão com a Terra Santa, especialmente por meio da Adoração Eucarística Perpétua, pela santificação das famílias, pela paz no mundo e pela Igreja”, diz o arcebispo de Goiânia, dom João Justino, segundo o Santuário Basílica Sagrada Família.
Os dois santuários se reconhecem como irmãos pois ambos são dedicados à Sagrada Família de Nazaré e têm a missão de “honrar, imitar e difundir o modelo da Sagrada Família: Jesus, Maria e José, como exemplo luminoso de amor, obediência, silêncio e entrega a Deus”, diz o Santuário Basílica Sagrada Família.
“Esse vínculo gemelar transcende a pedra e o cimento. É uma irmandade espiritual, que conecta fiéis, peregrinos, religiosos, devotos e missionários em torno de um mesmo ideal: formar lares santos, fortalecer os vínculos familiares, estimular a santidade e anunciar o Evangelho com o testemunho do amor concreto vivido no seio da vida familiar”, continua o santuário.
Para selar essa união entre os santuários, uma relíquia sagrada da Beata Casa de São José será entronizada no Santuário Basílica Sagrada Família.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A união entre os santuários será espiritual, pois com as adorações eucarísticas perpétuas os dois estarão unidos elevando louvores e preces ao céu, mas também será uma união física com parceria entre ambos para a promoção de encontros, peregrinações, cursos, conferências e visitas.
Programação
A missa de geminação dos santuários será no dia 31 de agosto às 8h no Santuário Basílica Sagrada Família, celebrada por dom Justino e concelebrada pelo frei Wojciech Stanislaw Boloz O.F.M., da Beata Casa de São José, e pelo bispo auxiliar de Jerusalém e vigário patriarcal para Chipre, dom Bruno Varriano, O.F.M.. O reitor do santuário, padre Rodrigo de Castro Ferreira, também concelebrará.
Às 10h, será o lançamento do livro José (Yosef) – Artesão da Humanidade – Homem Justo, Esposo e Pai, escrito por dom Bruno e pelo frei Wojciech.
O evento termina com um almoço das famílias, às 12h.




