11 de ago de 2025 às 09:20
O papa Leão XIV expressou seu “sentimento de pesar” pela morte do arcebispo emérito do Paraná, Argentina, cardeal Estanislao Karlic, que morreu na sexta-feira (8), aos 99 anos. Ele era o segundo cardeal mais longevo do mundo.
Em um telegrama enviado ao arcebispo do Paraná, dom Raúl Martín, o papa pediu que ele transmitisse suas condolências "a todos os que fazem parte dessa querida comunidade eclesial" e falou com gratidão sobre o ministério de alguém que definiu como "um pastor abnegado e íntegro que, por muitos anos e com grande fidelidade, dedicou sua vida ao serviço de Deus e da Igreja, levando a luz do Evangelho a vários âmbitos da vida e da cultura".
Leão XIV falou sobre alguns marcos do serviço eclesial do cardeal Karlic, que "serviu como sacerdote e bispo nas arquidioceses de Córdoba e Paraná, e foi presidente da Conferência Episcopal Argentina por dois mandatos consecutivos, recebendo meu predecessor, são João Paulo II, em sua viagem apostólica àquele país".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa também destacou sua contribuição à Igreja: “Entre muitas outras tarefas e iniciativas pastorais em nível local, nacional e continental, ele se ofereceu generosamente ao serviço da Igreja universal, sendo um dos colaboradores na redação do Catecismo da Igreja Católica”.
Leão XIV agradeceu a Deus "por sua vida de fé e seu profundo amor à Igreja" e disse que ofereceu orações "pelo eterno repouso de sua alma, para que o Senhor Jesus lhe conceda a coroa da glória que nunca se apaga".
Por fim, confiou sua alma "à intercessão de Nossa Senhora do Rosário" e enviou a todos "a bênção apostólica, como sinal de esperança cristã no Senhor ressuscitado".


