7 de ago de 2025 às 10:02
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, chega no sábado (9) a Goiânia (GO), onde ficará até o dia 24 de agosto. Essa visita faz parte da programação da Semana Nacional da Família, que acontece de 10 a 17 de agosto. Nesses dias, a imagem estará no santuário basílica Sagrada Família e depois percorrerá outras paróquias da arquidiocese.
“O santuário basílica Sagrada Família, em Goiânia, foi escolhido mais uma vez exatamente pela dedicação que ele tem, por ser o Santuário dedicado às famílias”, disse o reitor, padre Rodrigo de Castro. Esta é a terceira visita da imagem peregrina ao santuário, onde já esteve em 2019 e 2023.
Neste ano, a Semana Nacional da Família tem como tema “É tempo de júbilo em nossa vida” e lema “Ora a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
A imagem peregrina
A primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima foi feita segundo indicações da irmã Lúcia de Jesus, uma das videntes da aparição da Virgem Maria na Cova da Iria, em Fátima. A imagem foi coroada solenemente em 13 de maio de 1947. A partir de então, ela percorreu o mundo inteiro, por quase meio século, tendo visitado 64 países.
A partir do ano 2000, a imagem permaneceu no santuário de Fátima. Inicialmente, foi colocada na exposição Fátima Luz e Paz, onde foi venerada por dezenas de milhares de visitantes. Depois, em 8 de dezembro de 2003, foi entronizada na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Mas, como o santuário continuava recebendo pedidos de visita da imagem de todo o mundo, foram feitas 13 réplicas, que percorrem vários países todos os anos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O padre Rodrigo de Castro destacou como a imagem de Nossa Senhora de Fátima carrega representações significativas, ao recordar sua história com o papa João Paulo II, que foi atingido por um disparo de arma de fogo e ficou gravemente ferido, em 13 de maio de 1981. O papa atribuiu à intercessão de Nossa Senhora de Fátima por ter salvado sua vida.
“Na imagem de Nossa Senhora tem a coroa, que nos chama muita atenção, que tem a bala, que o nosso papa das famílias, são João Paulo II, foi alvejado na Praça São Pedro, quando ele alcança a graça, nesse projétil tinha também o veneno que era realmente para destruí-lo e Nossa Senhora vem ao encontro dele e ele coloca na coroa dela”, disse o reitor do santuário Sagrada Família, acrescentando que “Nossa Senhora nos ensina a rezar”.
Programação da imagem peregrina em Goiânia
A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima em Goiânia começará com sua chegada ao Aeroporto Santa Genovena, no sábado, às 12h. Ao sair do aeroporto, a imagem fará percurso abençoando as famílias, os comércios e as ruas da cidade. O traslado será feito pelo Corpo de Bombeiros.
O trajeto sairá pela BR 153, entrará pela Rua 10 no Setor Universitário, abençoando as faculdades, os Hospitais das Clínicas e Araújo Jorge, a catedral metropolitana, a Praça Cívica com os seus palácios, o fórum localizado na Avenida Assis Chateaubriand, descerá a Avenida T2, passando pela UniAnhanguera, SENAI e SESI, até chegar ao santuário basílica Sagrada Família.
A imagem ficará no santuário Sagrada Família até o dia 17. Nos dias seguintes, passará por várias igrejas da capital goiana: dia 18, na catedral metropolitana de Goiânia; dia 19, no santuário basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; dia 20, na paróquia Nossa Senhora da Assunção; dia 21, paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges; dia 22, paróquia Nossa Senhora de Fátima – Setor Aeroporto; dia 23, paróquia Nossa Senhora de Fátima – Setor Park; dia 24, encerramento no santuário basílica Sagrada Família.



