6 de ago de 2025 às 15:14
O papa Leão XIV exaltou a obra dos Cavaleiros de Colombo em mensagem pré-gravada para a 143ª Convenção Suprema da maior organização de leigos católicos dos EUA, que ocorre em Washington.
“Elogio seus esforços para reunir os homens em suas comunidades para oração, formação e fraternidade, assim como os muitos esforços de caridade de seus conselhos locais em todo o mundo... que trazem esperança e cura para muitos e dão continuidade ao nobre legado de seu fundador”, disse Leão XIV em sua mensagem.
O papa elogiou o “generoso serviço às populações vulneráveis, como os nascituros, as mães grávidas, as crianças, os menos afortunados e os afetados pelo flagelo da guerra”.
Leão XIV vinculou sua mensagem ao tema da convenção, Arautos da Esperança, que foi escolhido para refletir o tema escolhido pelo papa Francisco para o Jubileu Ordinário de 2025.
O papa disse que o Ano Jubilar da Esperança “encoraja a Igreja universal e, de fato, o mundo inteiro a refletir sobre essa virtude essencial, que o papa Francisco descreveu como o desejo e a expectativa de coisas boas que virão, apesar de não sabermos o que o futuro pode trazer”.
“Como católicos, sabemos que a fonte da nossa esperança é Jesus Cristo, e Ele enviou Seus seguidores em todas as épocas para levar a boa nova do Seu mistério pascal salvador ao mundo inteiro”, disse Leão XIV. “A Igreja sempre foi chamada a ser um sinal de esperança por meio da proclamação do Evangelho, tanto em palavras quanto em ações”.
O papa disse também que, no Ano Santo, os fiéis “são chamados a ser sinais tangíveis de esperança para aqueles de nossos irmãos e irmãs que passam por dificuldades de qualquer tipo”, dizendo que o fundador dos Cavaleiros de Colombo, o beato Michael McGivney, “entendeu isso bem”.
“Ele viu as muitas necessidades dos católicos imigrantes e buscou levar alívio aos pobres e sofredores por meio de sua fiel celebração dos sacramentos, assim como por meio da assistência fraterna... que continua até hoje”, disse o papa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Leão XIV disse que o tema da convenção é um convite aos membros dos Cavaleiros de Colombo “para serem sinais de esperança em suas comunidades locais, paróquias e famílias”.
A mensagem do papa foi recebida com uma ovação em pé pelas pessoas presentes. O cavaleiro supremo Patrick Kelly chamou as observações de Leão XIV de "profundamente encorajadoras".
“Os Cavaleiros de Colombo, cada um de nós, tem orgulho de estar ao lado de Sua Santidade o papa Leão XIV”, disse Kelly.
“Em sua primeira homilia, ele convocou os católicos à ação missionária e, em sua missa de posse, parecia que ele estava falando diretamente aos Cavaleiros de Colombo”, disse também Kelly. “Ele centrou sua mensagem no amor e na unidade e nos exortou a construir a fraternidade — caridade, unidade, fraternidade, esses são os princípios que nos definem, e o Santo Padre nos disse para levá-los a todos que encontrarmos”.
Em seu discurso e relatório para a convenção, Kelly falou sobre o trabalho de caridade dos Cavaleiros de Colombo, como o trabalho em países em guerra, como, e o auxílio prestado a pessoas afetadas por desastres naturais. Ele também falou sobre o crescimento dos Cavaleiros, o apoio da organização à formação do clero e seu apoio aos nascituros.
Na conclusão do relatório, os participantes fizeram uma oração pelo papa Leão XIV, pedindo a Deus que “o preserve, lhe dê uma vida longa, o faça abençoado na Terra” e que “o Senhor não o entregue aos poderes de seus inimigos”.
“Olha, em Tua misericórdia, para Teu servo Leão, a quem designaste para presidir Tua Igreja; e concede, nós Te suplicamos, que ele possa, tanto pela palavra quanto pelo exemplo, edificar todos aqueles sob sua responsabilidade; para que, com o rebanho a ele confiado, ele possa finalmente chegar à vida eterna”.





