5 de ago de 2025 às 16:22
O perfil oficial da devoção da serva de Deus Vitória da Encarnação no Instagram, @madrevitoria vai realizar ao vivo no dia 7 de agosto, às 14h, um momento online de oração pela causa da beatificação de madre Vitória.
Além de “incentivar a oração pessoal e comunitária pela causa de beatificação da madre Vitória”, esse momento de oração, segundo a arquidiocese de Salvador, também tem como objetivo “aproximar os fiéis da vida e virtudes” da serva de Deus e convidá-los a refletirem, “rezar e fortalecer a confiança na intercessão” da religiosa.
O processo da causa de beatificação da serva de Deus madre Vitória da Encarnação foi aberto em 19 de novembro de 2019 e reiniciado em abril deste ano. A conclusão da fase arquidiocesana ocorreu em 25 de setembro de 2024, em Salvador (BA).
Madre Vitória da Encarnação nasceu em 6 de março de 1661, em Salvador (BA). Ingressou no noviciado das clarissas do convento do Desterro em Salvador e recebeu o nome religioso de Vitória da Encarnação. Em 21 de outubro de 1687, fez a profissão solene.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ela desejava imitar Cristo em seus sofrimentos e castigava-se com cilícios e disciplinas duríssimas. Essas ações convertiam os pecadores que passavam próximo ao convento. Ela ainda fazia rigorosos jejuns e, quando comia algo que lhe agradava o paladar, misturava cinzas à comida para estragar o sabor. Madre Vitória da Encarnação amava tanto as almas do purgatório que rezava por elas todos os dias.
A serva de Deus também tinha dons místicos e todas as sextas-feiras do ano, ao fazer a via-sacra se transfigurava. Além disso, ela tinha o dom da revelação e profecia e passava a maior parte da noite em vigília diante do Santíssimo Sacramento. Seu primeiro biógrafo, dom Sebastião Monteiro da Vide, o então arcebispo de Salvador, chamou-a de “tocha acesa diante do sacrário”, na História da Vida e Morte da Madre Sóror Victória da Encarnação, publicada em 1720 em Roma.
Madre Vitória da Encarnação morreu em 19 de julho de 1715, uma sexta-feira, às 15h, com fama de santidade Segundo as religiosas da época, no momento de sua morte elas sentiam “uma maravilhosa fragrância de rosas” inundando os espaços do mosteiro.




