A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), convida todas as paróquias e comunidades cristãs do país a se unirem no 11º Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos, que será celebrado na quarta-feira (6). A data marca os 11 anos da expulsão de mais de 100 mil cristãos do norte do Iraque pelo grupo terrorista Estado Islâmico. 

“Na sua paróquia, na sua casa, em qualquer lugar, reze pelos cristãos que são perseguidos por viverem a sua fé”, diz o cartaz de divulgação.

Nele, há uma foto do padre Donald Naing Win com a frase “Eu me ajoelho somente diante de Deus”. Essas foram as últimas palavras que ele pronunciou antes de ser morto em 14 de fevereiro passado em Sagaing, Mianmar, por se recusar a ajoelhar diante de um grupo de guerrilheiros que invadiu a sua paróquia.

“Rezar é demonstrar importância ao tema e dar a visibilidade necessária para uma posição contrária à perseguição de quem, ainda hoje, paga um alto preço por acreditar em Jesus”, diz o frei Rogério Lima, assistente eclesiástico da ACN Brasil, no material de divulgação da campanha.

“O chamado à oração se torna ainda mais urgente diante de tragédias recentes”, diz o site da CNBB, citando o massacre de 200 cristãos na Nigéria, ocorrido em maio deste ano.

A CNBB também cita os novos ataques aos cristãos na Síria ocorridos em 15 de julho, quando a Igreja greco-melquita de São Miguel, em Al-Sura, na região de Suwayda, no sul da Síria, foi atacada e incendiada por agressores desconhecidos, que também atearam fogo a 38 casas pertencentes a famílias cristãs, deixando inúmeras famílias desabrigadas. Cerca de 70 pessoas se refugiaram em um grande salão da igreja em Shahba, onde atualmente vivem em condições precárias.

“Esta comunidade perdeu tudo”, disse uma das fontes locais à ACN. “Eles tinham muito pouco para começar – eles já estavam entre os mais pobres da região – e agora não têm mais nada.”

A fundação ACN ajuda de forma concreta os cristãos perseguidos em mais de 130 países e ressalta que o primeiro pedido que esses cristãos fazem é a oração: “Rezem por nós”.

Por isso a fundação convida todos a rezarem por eles com a seguinte oração escrita pelo cardeal Louis Raphael Sako:

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Oração

Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em vosso nome e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos nós receberíamos.

Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, vos pedimos a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais.

Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a Vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.

Ajudai-nos Pai, em nome de vosso Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.

Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho.

Pela intercessão de Maria, vos pedimos, Pai, para mudar a nossa situação – como

vosso Filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.

Amém