29 de jul de 2025 às 13:55
Na edição de agosto do Vídeo do Papa, Leão XIV faz um apelo urgente à oração pelas sociedades marcadas por divisões internas.
Num contexto mundial marcado por tensões étnicas, políticas, religiosas e ideológicas, o papa pede para não ceder "à tentação do confronto", mas sim buscar "caminhos de diálogo" e responder aos conflitos "com gestos de fraternidade".
A intenção de oração para o mês que vem é dedicada à convivência. Por meio de uma mensagem clara e direta, Leão XIV exorta os fiéis a construir uma cultura de respeito, acolhimento e comunhão. O vídeo foi produzido em colaboração com a Fundação Jesuíta para as Comunicações (JesCom) e a Rede Mundial de Oração do Papa, que prepararam especialmente a oração que o papa faz nessa edição.
“Vivemos tempos de medo e divisão”, diz o papa no vídeo. “Às vezes agimos como se estivéssemos sozinhos, levantando muros que nos afastam uns dos outros, esquecendo que somos irmãos e irmãs. As imagens que acompanham as falas do papa mostram cenas de conflito, violência, migração forçada e solidão.
Mas a mensagem final é repleta de esperança, confiada especialmente aos jovens: protagonistas do Jubileu 2025, eles são chamados a construir comunidades fraternas, abertas às diferenças e a serviço dos outros.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Envia-nos teu Espírito, Senhor, para que torne a acender em nós o desejo de compreender-nos, de escutar-nos, de conviver com respeito e compaixão”, reza Leão XIV.
Para superar as divisões, diz o papa, é necessário olhar para os outros "com os olhos do coração", capazes de reconhecer a dignidade inviolável de cada pessoa. As diferenças não são uma ameaça, diz Leão XIV, mas sim "uma riqueza que nos humaniza".
“Só assim podemos buscar caminhos de compreensão e reconstrução”, diz o papa.
Leão XIV fala também sobre sua frequente referência à responsabilidade dos líderes políticos. Segundo o papa, os líderes devem trabalhar ativamente para construir "sociedades harmoniosas e justas".
As intenções mensais do papa estão disponíveis no site oficial https://thepopevideo.org/author/admin/?lang=pt-br, no qual também é possível fazer doações.


