A Igreja celebra hoje (4) o beato Pier Giorgio Frassati, que será canonizado no dia 7 de setembro, junto com o beato Carlo Acutis. A seguir, dez dados sobre o futuro santo italiano.

1. Nasceu em um Sábado Santo

Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim, Itália, em 6 de abril de 1901, um Sábado Santo. Ele era filho de Alfredo Frassati, fundador do jornal La Stampa, e de Adelaide Ametis, uma artista de personalidade forte. Seu pai era agnóstico e sua mãe era crente. Ele cresceu em um ambiente familiar tenso e distante.

2. Uma fé precoce e profunda

Desde muito cedo, Pier Giorgio foi atraído pela fé. Ele foi educado pelos jesuítas e começou a frequentar a Eucaristia diariamente. Quando adolescente, juntou-se às Conferências de São Vicente de Paulo, com a qual percorria as ruas de Turim levando ajuda às famílias pobres.

3. Dava seu dinheiro, suas roupas e até sua passagem de bonde

Em muitas ocasiões, o jovem chegava tarde em casa, sujo e sem dinheiro, porque havia parado para acompanhar um doente, comprar remédios ou doar seu casaco. Além disso, dava o dinheiro para a passagem do bonde, o que o obrigava a caminhar longas distâncias para chegar em casa.

4. Um estudante com vocação

Frassati estudou engenharia mecânica com especialização em mineração, mas morreu pouco antes de se formar.

5. Era montanhista, poeta e líder de excursões

Pier Giorgio adorava as montanhas. Ele escalava com um grupo de amigos que faziam passeios que combinavam esporte, contemplação e fé, e eram para ele ocasiões de apostolado. Quando chegava ao cume, costumava exclamar: “Verso l'alto!” (“Ao alto!”), uma frase que hoje acompanha sua imagem.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

6. Um católico comprometido com seu tempo

A juventude do futuro santo foi marcada pelas consequências da Primeira Guerra Mundial. Nesse contexto, ele participou ativamente da Ação Católica, da Federação Universitária Católica Italiana (FUCI) e do Partido Popular. Ele se manifestou contra o fascismo, e foi preso em Roma por proteger a bandeira de seu grupo de jovens de um ataque da Guarda Real.

7. Preferiu a vocação leiga

Embora tenha considerado o sacerdócio, Pier Giorgio optou por uma vocação leiga, para viver sua fé “dentro do mundo”. Ele entrou para a Ordem Terceira Dominicana em 1922, adotando o nome de Girolamo. “Sempre carrego meu testamento no bolso”, dizia, apontando para seu rosário.

8. Um amante da arte e da cultura

Frassati amava arte, ópera, Dante, pintura e teatro. Organizava passeios com amigos, visitava museus.

9. Os mais pobres se despediram dele

Contraiu poliomielite ao ajudar uma pessoa doente, mas não contou a ninguém para não preocupar sua família, que estava sofrendo com a grave doença de sua avó. Morreu em 4 de julho de 1925, aos 24 anos. Em seu funeral, centenas de pobres encheram as ruas para se despedir.

10. Bem aventuranças

Mais em

Em 1990, ele foi beatificado por João Paulo II, que o chamou de “o homem das oito bem-aventuranças” e o propôs como modelo para os jovens do século XXI.