O papa Leão XIV recebeu hoje (2) a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em audiência privada no Vaticano.

Embora Meloni tenha comparecido à missa inaugural do pontificado de Leão XIV em 18 de maio, essa foi sua primeira visita oficial à Santa Sé desde que Leão XIV foi eleito sucessor de são Pedro.

A primeira-ministra da Itália chegou acompanhada de uma delegação de 11 membros do governo ao pátio de San Damaso por volta das 11h15 e teve um encontro a portas fechadas com o papa.

Em seguida ela ser reuniu com o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin; e o secretário para Relações com Estados e Organizações Internacionais da Santa Sé, arcebispo Paul Richard Gallagher.

Nas "cordiais conversas" na Secretaria de Estado, foram destacadas as boas relações entre a Santa Sé e a Itália, disse a Santa Sé em comunicado.

Também foi confirmado o "compromisso comum com a paz na Ucrânia e no Oriente Médio", e com a assistência humanitária na Faixa de Gaza.

Sem dar mais detalhes, a Sala de Imprensa da Santa Sé disse que a conversa "continuou com uma série de questões relativas às relações bilaterais", e "temas de interesse" para a Igreja e a sociedade italiana.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O comunicado oficial divulgado pela Santa Sé não faz menção à migração, um dos temas que mais causaram tensão entre a Santa Sé e o governo italiano no pontificado de Francisco.

Ao receber Meloni na Sala Régia do Palácio Apostólico, Leão XIV disse sorrindo que o encontro foi “um grande prazer”.

Ao fim da audiência privada, houve uma troca de presentes. Meloni presenteou o papa com uma pintura do século XVI da Universidade Angelicum, em Roma, na qual Leão XIV se formou em direito canônico.

Por sua vez, o papa presenteou Meloni com um volume sobre santo Agostinho. Antes de se despedir, os dois falaram sobre a cúpula sobre segurança alimentar que terá lugar na Etiópia no fim do mês, segundo Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé.

Em 15 de maio, Giorgia Meloni deu felicitações a Leão XIV por sua eleição em uma conversa telefônica.

Naquela ocasião, em sua conversa com o papa, a chefe do governo italiano reiterou "a disposição da Itália de continuar trabalhando, ao lado da Santa Sé, pelo desenvolvimento ético da inteligência artificial, a serviço da humanidade".