23 de jun de 2025 às 16:09
A Missa da Misericórdia em Teresina (PI) agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí. A celebração foi incluída no calendário oficial de eventos do Estado pelo governador do Piauí, Rafael Tajra Fonteles (PT) na sexta-feira, 20 de junho.
“Declarar a Missa da Misericórdia como patrimônio cultural imaterial é uma forma de reconhecer e valorizar a identidade cultural do povo piauiense”, disse a deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas-PI), que propôs a medida.
Para a deputada, a celebração ganhou “uma dimensão que envolveu fiéis de todos os cantos de Teresina e até de outras cidades, Estados e países”.
A Missa da Misericórdia foi idealizada pelo padre Nilton Pereira dos Santos em 22 de outubro de 2010, na Igreja Santíssima Trindade, no bairro Primavera (PI). Atualmente, ela é realizada na paróquia São Paulo, no bairro Bom Jesus (PI).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“São mais de 15 anos transformando vidas, fortalecendo a fé de milhares de fiéis presentes e online” nas redes sociais do padre e pelo YouTube, no canal “TV MISERICÓRDIA Pe. Nilton”, com “muitos testemunhos de milagres relatados pelas pessoas, mas para o padre Nilton e toda equipe da Missa da Misericórdia, o maior milagre é a mudança de vida (início de uma conversão)”, disse o assessor de comunicação do padre Nilton, Nei Costa à ACI Digital.
Costa explicou que a Missa da Misericórdia “é uma missa votiva a Divina Misericórdia”, em que o padre Nilton “colocou um momento maior para o ato penitencial, onde os fiéis se entregam e buscam diante da cruz, uma conexão com Deus” e “no final da celebração”, há “um encontro especial com o Cristo, presente na Eucaristia”, onde o padre passa no meio do povo “com o Santíssimo”.
“Ali abrimos nosso coração e permitimos que Deus possa agir na nossa vida. Quando Santíssimo passa, apenas tomamos posse da graça pedida”, disse o assessor ressaltando que toda a missa é conduzida “com muito louvor e mensagens que tocam o coração das pessoas”.