A causa de canonização do venerável Enrique Shaw, empresário argentino lembrado por sua dedicação ao serviço e laços estreitos com a classe trabalhadora, deu mais um passo na Santa Sé na última terça-feira (17).

Depois que o milagre atribuído à sua intercessão passou no teste médico em janeiro deste ano, a Comissão de Teólogos também aprovou o milagre na última terça-feira por unanimidade, segundo disse o vice-postulador da causa, o bispo ordinário militar da Argentina, Santiago Olivera, à Agência Informativa Católica Argentina (AICA).

"O caso de Enrique Shaw já passou pela fase inicial de consulta médica, e agora os especialistas teológicos, que estão estudando as orações dirigidas ao candidato e seus resultados, expressaram sua opinião unânime a terça-feira sobre a oração pela graça da cura", disse o bispo.

Olivera está em Roma, onde, antes do veredito da Comissão Teológica, teve uma audiência privada com o papa Leão XIV, com quem discutir a causa de canonização. Em entrevista ao programa En Clave Grote, o bispo disse: "Pude falar sobre várias das nossas causas e contei a ele sobre Enrique Shaw, o que me deixou muito feliz. Contei a ele que a Comissão Teológica se reuniria hoje [...]. Disse a ele: depois, se Deus quiser, passará para a Comissão Ordinária de Cardeais e Bispos, e então o senhor, se achar conveniente, terá que assinar, e teremos um novo beato", disse o bispo.

Quem foi Enrique Shaw?

Enrique Shaw nasceu em 26 de fevereiro de 1921 e perdeu a mãe aos quatro anos de idade. Atendendo a um pedido da mulher, seu pai confiou a educação do filho a um padre.

Shaw completou seus estudos primários no Colégio La Salle e depois ingressou na Escola Militar Naval da Argentina, onde descobriu sua vocação apostólica.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Em 1943, ele se casou com Cecília Bunge, com quem teve nove filhos. Depois de se aposentar da Armada Argentina em 1945, decidiu se tornar operário, mas um padre o aconselhou escolher o empreendedorismo, vocação que lhe daria muitos frutos.

Ele não foi só diretor executivo das Cristalerías Rigolleau, com um histórico exemplar de preocupação e proximidade com seus funcionários, mas também foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Cristã de Líderes Empresariais, que continua ativa até hoje, colocando uma perspectiva humana no trabalho.

Shaw foi membro do Primeiro Conselho Diretor da Universidade Católica Argentina (UCA); trabalhou para estabelecer a Ação Católica Argentina (ACA), o Movimento Familiar Cristão (MFC) e promoveu a aprovação da Lei do Abono Familiar.

Ainda muito jovem, ele teve câncer e, quando precisou de transfusões de sangue, foram seus próprios funcionários que se ofereceram para doá-lo. Ele morreu em 27 de agosto de 1962, aos 41 anos de idade.

Em abril de 2021, o papa Francisco autorizou a promulgação do decreto que reconhece as virtudes heroicas do venerável empresário, fiel leigo e pai de uma grande família.

Em janeiro, o milagre atribuído à sua intercessão passou pelo exame médico e recebeu aprovação da comissão teológica na última terça-feira.

Mais informações podem ser encontradas no site www.enriqueshaw.com (link em espanhol) ou enviando um e-mail para cshaw@acde.org.ar.