O papa Leão XIV vai celebrar a festa de Corpus Christi pela primeira vez como bispo de Roma, uma das raras ocasiões em que um papa deixa os muros do Vaticano para celebrar publicamente na cidade no domingo.

Como é tradição, Leão XIV vai celebrar a missa na basílica de São João de Latrão, a catedral do papa como bispo de Roma. Ele também confirmou sua presença na basílica de Santa Maria Maior.

Não se sabe ainda se ele percorrerá o caminho entre as duas basílicas a pé mantendo assim viva uma tradição de séculos.

A Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou a celebração por ocasião da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, às 17h (meio-dia no horário de Brasília) de domingo (22), na praça da basílica de São João de Latrão.

"A procissão eucarística acontecerá em seguida, seguindo a via Merulana e chegando à basílica de Santa Maria Maggiore", disse a Sala de Imprensa.

Cada papa marcou seu próprio estilo nessa celebração. Em 2004, são João Paulo II, sofrendo de graves problemas de saúde, fez o percurso sentado no papamóvel. No ano seguinte, em maio de 2005, Bento XVI acompanhou a procissão de joelhos, num veículo branco, conversível, que se movia lentamente, cercado por uma multidão de fiéis rezando com velas nas mãos.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Em seu primeiro ano como papa, Francisco escolheu caminhar atrás do Santíssimo Sacramento, gesto que ele repetiu em anos seguintes.

Desde 2014, o papa argentino não participou da procissão e, em vez disso, comparecer diretamente à basílica de Santa Maria Maior. Ele também introduziu várias novidades, como a celebração do Corpus Christi nos bairros periféricos de Roma, em vez da catedral.

Em 2018, ele celebrou a missa dessa solenidade litúrgica que celebra a presença real de nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia em Óstia, cidade litorânea nos arredores de Roma, com a presença de cerca de 10 mil pessoas.

Na pandemia de covid-19 em 2020 e 2021, a celebração foi transferida para a basílica de São Pedro e, em outros anos, Francisco não pôde comparecer por motivos de saúde.

No ano passado, em 2024, ele celebrou essa festa litúrgica novamente na basílica de São João de Latrão, em Roma, que foi seu último Corpus Christi como papa.