O arcebispo de Teerã-Isfahan, Irã, cardeal Dominique Mathieu; e o patriarca latino de Jerusalém, Israel, cardeal Pierbattista Pizzaballa, estão rezando pela paz num momento em que muitos se preocupam que o conflito militar possa se expandir.

O cardeal Mathieu disse à AsiaNews, agência de notícias católica da Ásia, horas depois do ataque inicial que “é com pesar que observamos... mais uma vez que a paz é buscada por meio de ataques preventivos em vez de compromisso com o diálogo em torno da mesa de negociações”.

“Rezamos para que a paz prevaleça através do diálogo baseado no consenso”, disse o ele. “Que o Espírito Santo guie esse processo”.

O patriarcado de Jerusalém publicou uma oração “por uma paz justa” em sua conta oficial na rede social X poucas horas depois do ataque inicial.

“Ó Deus da paz, Tu és o mesmo ontem, hoje e eternamente (cf. Hb 13:8 )”, diz a oração. “Tu disseste: Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (cf. Jo 14:27 )”.

“Elevamos nossos corações cansados ​​a ti, Senhor, ansiando por tua luz em meio às sombras do medo e da inquietação”, diz a oração. “Ensina-nos a sermos pacificadores, pois bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus (cf. Mt 5:9). Semeie em nós as sementes da reconciliação e faça de nós instrumentos da tua paz em um mundo ferido”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Concede-nos a graça de viver como ordenaste: Se possível, no que depender de ti, vive em paz com todos (cf. Rm 12,18). Que haja em nossas cidades e terras: Paz dentro dos teus muros e segurança dentro das tuas torres (cf. Sl 122,7). Em meio às tribulações, proclamamos: O Senhor é a minha luz e a minha salvação: de quem terei medo? (cf. Sl 27,1). Em paz me deitarei e dormirei, porque só Tu, Senhor, me fazes habitar em segurança' (cf. Sl 4,8 )”.

“Confiamos na tua promessa eterna: Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos (cf. Mt 28,20). Amém”.

Leão XIV falou sobre a escalada da violência no último fim de semana, dizendo que “a situação no Irã e em Israel se deteriorou seriamente” e exortou à “responsabilidade e à razão”.

“Nosso compromisso de construir um mundo mais seguro e livre da ameaça nuclear deve ser buscado por meio de encontros respeitosos e diálogo sincero”, disse Leão XIV.

É “dever de todos os países” buscar “caminhos de reconciliação” e promover soluções baseadas na justiça, na fraternidade e no bem comum para construir paz e segurança duradouras na região, disse o papa.