O número de adultos nos EUA que acreditam que a religião está ressurgindo no país aumentou significativamente, segundo pesquisas recentes.

“Trinta e quatro por cento dos adultos dos EUA acreditam que a religião está aumentando sua influência na vida americana, semelhante aos 35% medidos em dezembro, mas acima dos 20% do ano passado”, diz uma pesquisa da empresa Gallup.

A Gallup faz pesquisas sobre “atitudes e comportamentos religiosos nos EUA” ao menos duas vezes por ano.

No ano passado, 75% dos adultos disseram acreditar que a religião estava perdendo influência na sociedade americana. Embora a maioria dos americanos ainda mantenha essa crença, segundo a pesquisa, esse número caiu para 59%.

“Essas mudanças recentes representam um afastamento da tendência dos últimos 15 anos, que geralmente tem visto porcentagens maiores de americanos dizendo que a influência religiosa está diminuindo em vez de aumentar”, disse a pesquisa Gallup.

Em sua análise da recente tendência positiva em relação à religião, a Gallup disse que a eleição do papa Leão XIV, nascido nos EUA, em 8 de maio, ocorreu em seu período de pesquisa mais recente, de 1 a 18 de maio.

No entanto, a pesquisa destacou que a eleição do papa ocorreu vários meses depois do pico anterior, em dezembro do ano passado.

Mais provável, disse a Gallup em sua análise, é a possibilidade de que “a mudança nas atitudes religiosas seja uma reação à vitória republicana no governo federal nas eleições do outono passado”.

A agência de pesquisas disse que um aumento semelhante ocorreu depois que os republicanos venceram o Congresso pela primeira vez em 40 anos em 1994, mas não nas vitórias mais recentes do Partido Republicano em 2000, 2010 e 2016.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A Gallup disse também que dois dos pontos mais baixos mais recentes no aumento da confiança na religião — 18% em 2009 e 16% em 2021 — foram ambos "as primeiras leituras depois que os democratas conquistaram o controle do governo federal".

A pesquisa também mostrou que, embora todos os principais subgrupos "estejam significativamente mais propensos a acreditar que a influência religiosa está aumentando", os republicanos mostraram o maior aumento de todos os subgrupos, saltando de 11% para 35%.

Os entrevistados democratas e liberais, em comparação, saltaram nove pontos, de 32% para 41%, enquanto os independentes aumentaram de 21% para 31%.

“Esses resultados sugerem que os resultados das eleições, sob certas circunstâncias, podem moldar as percepções dos americanos sobre a influência da religião, tornando a conexão entre política e religião mais proeminente”, disse a Gallup.

Segundo a Gallup, os EUA têm tido vários picos em relatos de aumento de sentimentos religiosos, principalmente depois de certos eventos importantes nas últimas décadas.

Um dos aumentos “mais notáveis” registrados pela Gallup ocorreu depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 contra o país, quando 71% dos americanos entrevistados em dezembro de 2001 disseram acreditar que a influência religiosa estava aumentando.

Esse número foi superior aos 39% registrados em fevereiro do mesmo ano e foi o maior número registrado desde que a Gallup começou a fazer seus registros em 1957.

Outro aumento na religiosidade foi registrado em meio à pandemia de COVID-19, quando o número saltou de 19% em dezembro de 2019 para 38% em abril de 2020. Esse número foi o maior registrado desde 2006.