11 de jun de 2025 às 15:16
Martin Nowak, professor de matemática e biologia da Universidade Harvard, nos EUA, enfatizou a matemática como um caminho para Deus numa apresentação na conferência anual deste ano da Sociedade de Cientistas Católicos em Washington, D.C., capital dos EUA.
Numa palestra no último domingo (8) com o tema “A matemática nos leva a Deus?”, Nowak disse que, entre outras coisas, a matemática pode ser vista como “um argumento para a existência de Deus”.

Citando santo Agostinho, Nowak disse que a matemática é como “um objeto inteligível”.
“Julgamos a matemática com verdade por um critério que está dentro de nós. Essa é, naturalmente, a doutrina da iluminação divina. Assim, Agostinho diz: Isso é possível porque Deus é o mestre da alma”.
Ele disse que a matemática é “atemporal”.
“Se você aceitar isso... você deu um passo em direção a Deus. Porque você não é mais um materialista, você não é mais um naturalista no sentido de que você não é mais um ateu”, disse o professor.
A matemática proporciona significado e compreensão, segundo Nowak. "Caminhamos pela vida e pelo mundo como significado. Você precisa de objetos inteligentes, você precisa de matemática", disse ele.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“É a matemática que dá sentido… Vivenciamos a matemática como vivenciamos o amor. A matemática nos diz quem somos, quem é o outro. A matemática nos diz de que material somos feitos. A matemática nos permite ver Deus”, disse o professor.
A discussão de Nowak sobre matemática foi um tópico quente na conferência, especialmente dada a atenção recente ao fato de Leão XIV ter se formado em matemática pela Universidade Villanova, no Estado da Pensilvânia, nos EUA.
“A matemática é linda. Se você perguntar aos matemáticos qual a coisa mais linda que eles já viram na vida, a resposta é alguma equação matemática”, disse o professor.
"Por que a matemática é bela?", perguntou Nowak. Ele disse que ela é bela porque "Deus é belo".
“Matemática é o conjunto de todas as afirmações corretas. Matemática é sobre a verdade com V maiúsculo”, disse também ele.
“Nunca terminaremos a matemática… porque leva uma eternidade para conhecer um ser infinito, Deus. Acho que a matemática nos ajuda a lembrar que somos objetos eternos, que não estamos só no tempo e no espaço”, disse Nowak.
Como Deus transcende tudo, disse também o professor, Deus “não pode ser capturado ou descrito pela matemática”. A matemática, disse ele, tem mais a ver com os “pensamentos de Deus”.