O papa Leão XIV recebeu hoje (11) em audiência privada no Vaticano o secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, no escritório da aula Paulo VI.

Guterres depois se encontrou com o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, e o secretário para Relações com Estados e Organizações Internacionais, arcebispo Paul Richard Gallagher.

Embora a Santa Sé não tenha divulgado detalhes sobre a audiência privada com o papa, ela disse que, na conversa com a Secretaria de Estado, o papa expressou seu apoio ao compromisso da ONU com a paz mundial.

Também foram discutidos alguns processos em andamento e próximas cúpulas organizadas pela ONU, e sobre as dificuldades que a organização enfrenta para lidar com certas crises atuais ao redor do mundo.

No decorrer da conversa, algumas situações específicas de conflito e instabilidade também foram discutidas.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Várias iniciativas promovidas pela ONU chocam-se frontalmente com os valores cristãos, como a reivindicação da descriminalização do aborto, o apoio explícito à ideologia de gênero, e a promoção da Agenda 2030, que se choca em aspectos essenciais com a doutrina da Igreja.

Desde 1964, o Vaticano é observador permanente na ONU. Não é um membro pleno da ONU, e por isso não tem direito de voto, mas participa como Estado observador. Como chefe de Estado do Vaticano o papa pode discursar na assembleia geral da ONU.

O atual representante do Vaticano, arcebispo Gabriele Caccia, participa dos debates contribuindo com ideias, mesmo sem direito a voto.

António Guterres, de 76 anos de idade, é o nono secretário-geral da ONU, cargo que assumiu em 1º de janeiro de 2017. Ele nasceu em Lisboa, Portugal, em 1949. Além de político e empresário, ele é engenheiro físico e professor.