A 43ª peregrinação anual de Paris a Chartres, na França, foi concluída na última segunda-feira (9) com uma missa solene na forma tradicional em latim na catedral de Chartres, marcando o fim de uma jornada recorde de três dias que atraiu 19 mil participantes — o maior público nas quatro décadas de história do evento.

A caminhada de três dias de Paris a Chartres é um desafio tanto físico quanto espiritual que continua a atrair um número crescente de jovens fiéis que buscam a liturgia tradicional anterior à reforma do Concílio Vaticano II.

Organizada pelo grupo Notre-Dame de Chrétienté (Nossa Senhora da Cristandade), a peregrinação começou no sábado (7), na igreja de Saint-Sulpice, em Paris, e terminou na catedral gótica, que abriga a relíquia sagrada do véu de Nossa Senhora.

O bispo de Chartres, Philippe Christory, fez a homilia na missa de encerramento, celebrada pelo padre Jean de Massia, da Fraternidade Sacerdotal São Pedro, capelão geral da peregrinação.

Christory disse aos peregrinos antes da missa: “Sabemos que o papa Leão reza para que cada peregrino viva um encontro pessoal com Cristo”.

As inscrições para a peregrinação deste ano se encerraram cinco dias depois da abertura, gerando uma lista de espera de dois mil participantes adicionais. A idade média dos peregrinos era de 20 anos, refletindo uma tendência mais ampla entre os jovens fiéis que estão se voltando para a liturgia tradicional.

“O entusiasmo despertado por todas as oportunidades de peregrinação na França — especialmente para os jovens — é uma alegria para a Igreja e um sinal de sua vitalidade”, disse a Conferência Episcopal Francesa (CEF).

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O crescimento do evento nos últimos anos foi notável, aumentando de 16 mil participantes em 2023 para 18 mil em 2024 e agora para 19 mil em 2025.

Philippe Darantière, presidente do grupo Notre-Dame de Chrétienté, disse que os organizadores já estão planejando mudanças estruturais para o ano que vem para acomodar números ainda maiores.

A peregrinação manteve seu caráter tradicional, com cerca de 300 missas em latim celebradas ao longo dos três dias. Os participantes caminharam cerca de 100 km pelo interior da França, rezando o terço e acampando à noite em locais designados. Mais de mil voluntários e 120 membros do grupo Notre-Dame de Chrétienté apoiaram os peregrinos na jornada.

A cerimônia de encerramento coincidiu com a celebração do jubileu do milênio da catedral de Chartres, permitindo que os peregrinos passassem pelas portas santas e venerassem a relíquia do véu de Nossa Senhora.

A associação Notre-Dame de Chrétienté também se consagrou ao Sagrado Coração de Jesus, marcando o 350º aniversário das aparições de nosso Senhor Jesus Cristo a santa Margarida Maria Alacoque.