A nova cruz do presbitério da Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima, em Portugal, foi abençoada ontem (12) pelo arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no início da Peregrinação Internacional Aniversária, em memória da primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos na Cova da Iria, em 1917.

A cruz, feita de bronze fundido, tem 2,6 metros de altura, fica atrás do altar e à esquerda da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Segundo o santuário, “foi pensada para que a figura de Cristo se eleve acima do sacerdote que preside à liturgia, conferindo-lhe centralidade e transcendência, salvaguardando a harmonia daquele espaço celebrativo”.

“Há muito que sentíamos a necessidade de dotar o espaço da Capelinha de uma figuração da cruz com Cristo crucificado mais visível e expressiva, com um tratamento artístico mais consentâneo com a importância do local”, disse o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, num encontro com jornalistas ontem.

A cruz foi encomendada pelo santuário ao escultor Rogério Timóteo. “Na cruz, Cristo assume uma torção corporal, com o olhar voltado para a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, num gesto claro de diálogo e comunhão”, lê-se na memória descritiva da peça.

Nova Cruz da Capela das Aparições do Santuário de Fátima. Crédito: Santuário de Fátima, Portugal.
Nova Cruz da Capela das Aparições do Santuário de Fátima. Crédito: Santuário de Fátima, Portugal.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“A sua mão direita, aberta e estendida em direção à Virgem, exprime entrega e proteção; a mão esquerda, cerrada numa expressão de dor, revela o peso do sofrimento”, continua a descrição.

“Ambas as mãos estão cravadas diretamente num círculo que se sobrepõe à cruz e que é símbolo da santidade do Deus que, no Calvário, se entrega pela humanidade. A composição formal, a partir deste círculo, remete também para a hóstia consagrada que renova o sacrifício de Cristo na cruz. Os pés de Cristo, porém, estão pregados fora desse círculo luminoso, remetendo à sua natureza terrena do Filho de Deus, sublinhando a leitura da haste vertical da cruz, a árvore da vida”, conclui a descrição.

A Peregrinação Internacional Aniversária começou ontem (12) com a oração do rosário, na Capelinha das Aparições, seguida pela procissão das velas e a celebração da Palavra, no Recinto da Oração. O santuário convidou dom Jaime para conduzir a peregrinação deste ano por causa da “expressiva devoção a Nossa Senhora de Fátima” na arquidiocese de Porto Alegre, onde há sete paróquias dedicadas a essa devoção mariana.

Hoje (13), dia de Nossa Senhora de Fátima, a programação começou meia-noite com a adoração eucarística na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, seguida pela veneração dos santos Francisco e Jacinta Marto, via-sacra, celebração mariana e missa.

Durante o dia, estão acontecendo várias procissões, orações do rosário, missas e bênçãos. Veja a programação AQUI.