Conta-se que o papa Leão XIII chorou quando foi eleito em 1878. Aos 67 anos, achou que era velho demais para o cargo. Ele acabou vivendo até se tornar o segundo papa mais velho da história e morreu aos 93 anos em 1903.

Em 1958, quando o papa são João XXIII olhou no espelho para ver suas vestes brancas, presas por alfinetes em vários pontos porque ele era muito gordo ele brincou dizendo que seria um "desastre na televisão".

Não é de se admirar que, para os papas recém-eleitos ao longo da história, a antecâmara da Capela Sistina, que guarda as vestes papais, tenha se tornado mais do que só uma sala para trocar de roupa.

A pequena sala onde o papa recém-eleito troca as vestes vermelhas de cardeal pelas vestes brancas de papa é conhecida como Sala das Lágrimas (Stanza delle Lacrime, em italiano).

A Sala das Lágrimas fica a poucos metros da Capela Sistina, onde a decisão da eleição papal é tomada.

Depois do papa eleito aceitar o cargo, encerrando assim o conclave, o cardeal decano lhe pergunta qual será seu nome papal. Depois da decisão, o papa recém-eleito tem alguns momentos na Sala das Lágrimas, onde veste suas vestes brancas. Pouco depois, ele será apresentado ao mundo do balcão da basílica de São Pedro.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A antecâmara guarda três tamanhos de vestes papais — pequeno, médio e grande — e caixas de sapatos.

Mas além da parte prática, o pequeno espaço guarda recordações e documentos, além das vestes de vários papas ao longo dos anos.

O papa Francisco disse em sua autobiografia Esperança, de 2025, que, ao entrar na sacristia, encontrou seu anel episcopal no bolso. Ele não usou a capa de veludo vermelho, conhecida como mozeta, e os sapatos vermelhos. "Usei sapatos ortopédicos; tenho o pé meio chato", escreveu Francisco.

Embora a sala geralmente fique trancada, às vezes as pessoas conseguem visitá-la. Ela fica à esquerda da Capela Sistina, quando se está de frente para o altar.