5 de mai de 2025 às 16:18
Ocorreu hoje (5) no Vaticano a décima congregação de cardeais, com a participação de 179 cardeais, sendo 132 eleitores no conclave previsto para começar na quarta-feira (7).
A reunião começou às 9h locais e terminou por volta das 12h30. Houve 26 intervenções de vários cardeais.
Na última sexta-feira (2), foram discutidos temas como o direito canônico, a natureza missionária da Igreja e o papel da Cáritas e seu apoio aos pobres.
Segundo Matteo Bruni, porta-voz da Santa Sé, em suas intervenções os cardeais também refletiram sobre a figura do próximo papa, que deve ser "um pastor próximo das pessoas".
Os cardeais também falaram sobre o desafio de transmitir a fé, cuidar da criação e a natureza missionária da Igreja.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Também falou-se sobre a preocupação com os desafios que a Igreja deve enfrentar, e foi mencionado o concílio Vaticano II, particularmente sobre a constituição dogmática Dei verbum e como a Palavra de Deus é "o alimento e sacramento de Cristo para os pobres".
O decano do Colégio de Cardeais, cardeal Giovanni Battista Re, disse que o camerlengo fez um sorteio no último sábado (3) para os quartos na Casa Santa Marta, onde os cardeais ficarão no conclave.
Como há 133 cardeais, em comparação com a expectativa original de 120, foi necessário reformar uma parte antiga da residência para acomodar todos os cardeais.
Outra congregação geral ocorreu esta tarde, das 17h às 19h (do meio-dia às 14h, no horário de Brasília).