30 de abr de 2025 às 10:57
O arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, cardeal Sérgio da Rocha, disse que o novo papa a ser eleito no conclave que começa dia 7 de maio no Vaticano vai receber “como herança” alguns “aspectos” do pontificado do papa Francisco “que são permanentes”. “Essas atitudes vão continuar. Esse esforço de caminhar juntos, de uma participação maior, de uma unidade sempre maior, de uma missão compartilhada por todos, de uma Igreja missionária, de uma Igreja comunhão”, disse ao site da arquidiocese.
Dom Sérgio é um dos sete brasileiros aptos a votar no conclave. Ele viajou para Roma em 22 de abril, um dia depois da morte do papa Francisco, participou do funeral e agora participa das missas do Novendiali em sufrágio pela alma de Francisco e das congregações gerais, que antecedem o conclave.
O arcebispo de Salvador destacou como uma “marca” que “foi importantíssima” do papa Francisco o “seu jeito próprio de ser”, que, “com a sua experiência de América Latina contribuiu muito para a Igreja no mundo na vivência de tantos outros aspectos”.
Para dom Sérgio, não se pode achar que o próximo papa “vai simplesmente repetir o mesmo modo de ser do papa Francisco, mas certamente irá levar em frente muitas das atitudes, do testemunho do papa, do ensinamento dele não só nas encíclicas que têm um valor permanente, nos documentos do magistério que ele nos deixou que tem um valor muito grande, mas nas atitudes que ele testemunhou”.
“E eu sempre digo: o papa Francisco nos ensinou muito, não só quando escrevia, não só quando falava, mas pelo seu modo de ser, pelo seu dia a dia; a maneira como ele conduzia os vários momentos, seja de celebração, seja de reuniões e encontros, seja de iniciativas que ele tinha o âmbito da fraternidade, da solidariedade. Tudo isso tem um valor imenso que será preservado”, disse.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Para o arcebispo, “o novo papa certamente irá recolher, irá levar em frente muito daquilo que ele mesmo vai receber como herança, que a Igreja recebe como herança espiritual do papa Francisco”.
Em entrevista ao telejornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia, afiliada a Rede Globo, na segunda-feira (28), o cardeal Sérgio da Rocha destacou que, “segundo a maneira como nós católicos compreendemos, nós não estamos elegendo apenas um sucessor do papa Francisco”.
“Sem dúvida que esse novo papa será um sucessor que receberá um legado imenso, de um valor extraordinário do papa Francisco, mas estamos elegendo o sucessor do apóstolo Pedro”, disse.
O cardeal Sérgio da Rocha é apontado como candidato a papa por alguns vaticanistas. Sobre a possibilidade de um papa brasileiro, disse preferir pensar que, “seja quem for o papa eleito, nós brasileiros continuaremos com o papa”.
“Tivemos o orgulho de ter um papa latino-americano. Se Deus assim prover a Igreja com um novo papa que seja latino-americano, será um motivo de grande alegria, de orgulho para nós do continente. Mas, seja quem for o papa, nós brasileiros estaremos com o papa, estaremos unidos a ele”, disse.