As relíquias da religiosa carmelita francesa Teresa Martin, conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus, chegarão à Colômbia no dia  primeiro de agosto e percorrerão o país durante sete semanas “em missão de paz”, segundo informaram os Carmelitas Descalços.

O Pe. Liomer Vásquez, porta-voz dos Carmelitas no país, indicou que as relíquias de Santa Teresinha de Lisieux, Padroeira Universal das Missiões, viajarão durante 49 dias pelas diversas regiões da Colômbia.

O sacerdote carmelita lembrou que a venerada religiosa, canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI, foi proclamada em 1997 Doutora da Igreja por João Paulo II por motivo do centenário de sua morte.

As relíquias viajaram por várias províncias francesas entre 1994 e 1997, e logo à  Itália, Suíça, Áustria, Eslovênia, Brasil, Países Baixos, Rússia, Cazaquistão, Argentina, Estados Unidos, Filipinas, Taiwan, Hong Kong,  México, Irlanda, Bósnia, Canadá, Polinésia, Líbano, Iraque, Madagascar, Ilhas Maurício e Malta.

Neste ano, o giro incluiu várias nações africanas antes de chegar à Colômbia, onde a urna dourada com as relíquias, rodeada de cristal e de 140 quilômetros de peso, visitará 103 cidades de  35 diocesese até 19 de setembro.

Desta maneira as relíquias estarão desde Bogotá até as remotas selvas do Chocó e o Litoral Pacífico do sudoeste, a costa caribenha e as zonas andina e cafeeira.

“Assim estão cumprindo seu anseio de percorrer o mundo”, disse o  Pe. Vásquez;  que destacou que a presença das relíquias  ajudará  a nação a encontrar o caminho da justiça, a reconciliação e a paz”.