A chegada de 100 mil peregrinos vindos de todo o mundo –especialmente da Polônia– e um percurso atlético Roma-Cracóvia estão entre os eventos que marcarão um ano da partida do Papa João Paulo II à casa do Pai no próximo dia 2 de abril.

A polícia romana informou que 100 mil peregrinos, dos quais um terço são poloneses, irão no dia 2 e 3 de abril a Roma para participar do Terço de 2 de abril à noite na Praça de São Pedro e a Missa do dia 3, que será presidida pelo Papa Bento XVI.

No dia 1 de abril será concluída a fase diocesana da causa de beatificação de João Paulo II e o relatório passará à Congregação da Causa dos Santos.

Simultaneamente, nesta terça-feira começou a 1º edição da "Tocha de Lolek", uma iniciativa que levará dezenas de atletas a percorrer simbolicamente o caminho de retorno que levou o jovem Karol Wojtyla –conhecido com o diminutivo de Lolek"–, desde sua Cracóvia natal à Sede de Pedro.

Conforme informou a Agência Fides, um grupo de atletas passará com a "Tocha de Lolek" por cidades emblemáticas como Roma, Assis, Loreto, Czestochowa, Wadowice e Cracóvia.

A tocha foi acesa nesta terça-feira sobre o Sepulcro de João Paulo II e será recebida na quarta-feira pelo Papa Bento XVI durante a Audiência Geral, de onde continuará seu caminho para Assis e depois ao Santuário de Loreto. Ali, na quinta-feira, 30 de março, terá lugar uma Vigília de oração presidida pelo Arcebispo de Loreto, Dom Gianni Danzi.

Na sexta-feira, dia 31 de março, se realizará o percurso Loreto-Czestochowa, depois a etapa em Wadowice, para chegar a Cracóvia em 2 de abril.

O fogo será entregue ao Cardeal Stanislaw Dziwisz e a todos os poloneses reunidos na Catedral dos Santos Wenceslau e Estanislau, quando o fogo será aceso e dará início à Vigília de Oração, para esperar às 21h37, hora exata da volta à Casa do Pai de João Paulo II.

A delegação composta por atletas militares, civis, deficientes e uma representação polonesa, percorrerá 505 Km., 225 na Itália e 280 na Polônia.