12 de mar de 2025 às 10:49
O arcebispo de Natal (RN), dom João Santos Cardoso, vai apresentar na sexta-feira (14) o relatório sobre a possível criação de duas novas dioceses no Rio Grande do Norte. A proposta é que as novas dioceses tenham como sede as cidades de Santa Cruz e de Assu.
A proposta é que a futura diocese com sede em Santa Cruz seja formada por 36 municípios desmembrados da arquidiocese de Natal e a futura diocese de Assu seja formada por 23 municípios desmembrados da arquidiocese de Natal e da diocese de Mossoró.
A ideia da criação de novas dioceses surgiu depois que dom João Santos Cardoso assumiu a arquidiocese de Natal, em outubro de 2023. Segundo a arquidiocese, na época, o arcebispo “percebeu a necessidade de desmembrar o território arquidiocesano, com o intuito de aproximar mais a Igreja do povo”.
Em 8 de junho do ano passado, foi instalada uma comissão de estudos. Depois de uma conversa entre dom João Cardoso e o bispo de Mossoró, dom Francisco de Sales Alencar Batista, ficou acertado que as novas dioceses poderiam ser desmembradas de seus respectivos territórios.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A comissão preparou o relatório com aspectos históricos, econômicos, patrimoniais, culturais e pastorais do território das novas dioceses. Esse documento será apresentado na sexta-feira em missa celebrada por dom João Cardoso, às 11h, na catedral metropolitana de Natal.
Depois dessa apresentação, o relatório será enviado para a nunciatura apostólica no Brasil para apreciação do núncio, dom Giambattista Diquattro. Em seguida, deverá ser encaminhado para a Santa Sé.