O papa Francisco disse ontem (5) estar profundamente triste pela morte de pelo menos 11 pessoas, vítimas de um atirador em uma escola para adultos em Örebro, Suécia, na terça-feira (4).

Em telegrama enviado ontem ao primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, o papa disse que reza por todos os afetados.

O papa Francisco “oferece suas orações pelo repouso das almas dos mortos, pelo consolo de suas famílias e amigos enlutados, e pela pronta recuperação dos feridos”, diz o telegrama. “Neste momento difícil para a nação, Sua Santidade invoca sobre o povo sueco os dons de unidade e paz de Deus Todo-Poderoso”.

O atirador, cuja identidade não foi revelada pela polícia, é um dos 11 mortos na Escola Risbergska para adultos. A escola dá cursos de treinamento vocacional e aulas de língua sueca para homens e mulheres que não conseguiram concluir o ensino médio.

Segundo a rede de TV Sveriges Television, as autoridades locais ainda não confirmaram o número de feridos e disseram que o número de mortos pode aumentar.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O bispo de Estocolmo, dom Anders cardeal Arborelius, divulgou uma declaração ontem: “Junto com toda a Suécia, nós, católicos, lamentamos as vítimas do incidente violento em Örebro, e rezamos por elas. A violência e os tiroteios só parecem aumentar”.

Embora tiroteios na Suécia sejam raros, dados policiais mostram que o número de tiroteios no país aumentou. Até o momento, o maior número de tiroteios foi em 2022, quando 391 tiroteios ocorreram, matando 62 pessoas e ferindo outras 107, segundo a rede de televisão Al Jazeera.

A paróquia católica de St. Eskil em Örebro abriu ontem para os que queriam acender velas, assistir à missa ou rezar pela cidade e pelos afetados pelo tiroteio mortal.

Todas as igrejas católicas na Suécia vão rezar por misericórdia por todas as vítimas nas missas de domingo, 9 de fevereiro, segundo dom Arborelius.