O padre Adalberto Donadelli Júnior, do clero de Joinville (SC), foi nomeado hoje (7) bispo de Rio do Sul (SC). Ele era desde 2019 reitor do Seminário Filosófico São Francisco Xavier da diocese de Joinville na cidade de Brusque (SC).

Em mensagem por ocasião da nomeação de seu bispo, a diocese de Rio do Sul rendeu “graças a Deus por Sua bondade”. “Rezamos para que o ministério do monsenhor Adalberto no pastoreio de nossa diocese seja abençoado e frutifique em boas obras”, acrescentou.

A diocese de Rio do Sul estava vacante desde novembro de 2023, quando o então bispo, dom Onécimo Alberton foi nomeado bispo auxiliar de Florianópolis (SC).

O bispo nomeado Adalberto Donadelli Júnior nasceu em 26 de dezembro de 1974, em Paranavaí (PR). Em 1990, entrou para o seminário dos Missionários Servos dos Pobres, em Curitiba (PR).

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Estudou Filosofia no Studium OSBM, em Curitiba. Em 2000, entrou para o seminário teológico da diocese de Joinville. Estudou Teologia no Instituto de Teologia de Santa Catarina (ITESC), em Florianópolis. Tem mestrado em Teologia Espiritual pelo Teresianum em Roma. Foi ordenado padre em 16 de outubro de 2004.

Atuou como vigário paroquial, administrador paroquial, pároco, reitor do seminário menor e propedêutico Divino Espírito Santo, em Joinville, membro do conselho de Presbíteros e Consultores, reitor do Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe da diocese de Joinville, em Florianópolis, conselheiro espiritual das Equipes de Nossa Senhora, coordenador da Pastoral Presbiteral, professor de Teologia na Faculdade de Teologia de Santa Catarina (FACASC), professor de Teologia da Universidade Católica de Santa Catarina, presidente da Organização dos Seminários e Institutos Filosóficos-Teológicos do Brasil (Osib) do Regional Sul 4 da CNBB; e reitor do Seminário Filosófico São Francisco Xavier da diocese de Joinville, em Brusque.

Segundo a diocese de Joinville, padre Adalberto escolheu como lema episcopal “Fiat mihi secundum verbum tuum - Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38b). Ele será ordenado bispo em 10 de agosto, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Joinville, às 9h. A posse na diocese de Rio do Sul está marcada para o dia 24 de agosto, na Catedral de Rio do Sul, às 15h.