A cruz de doze metros de altura que resistiu ao incêndio de 15 de abril de 2019 foi reinstalada no telhado da Catedral de Notre Dame de Paris na sexta-feira (24).

A cruz, que pesa 1,5 tonelada e data do século XIX, foi o único elemento do teto do coro que resistiu ao fogo. A agulha, símbolo da catedral, foi destruída pelas chamas e teve de ser reconstruída para ser instalada em fevereiro passado.

No caso da cruz, ferreiros da região da Normandia participaram na sua delicada restauração.

Segundo informações da conta do Instagram da Catedral de Notre Dame, a cruz foi abençoada por monsenhor Olivier Ribadeau Dumas, reitor e arcipreste do templo. Depois foi erguido com um guindaste “até encontrar o seu lugar no topo da abside”.

 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

No momento de abençoá-la, o reitor-arcipreste pediu a Deus que conceda a todas as pessoas que contemplam “este sinal de salvação” encontrar “a força para carregar todos os dias a sua cruz e caminhar pelos caminhos do Evangelho”.

Também estiveram presentes na cerimônia Philippe Jost, engenheiro e presidente da Rebâtir Notre-Dame de Paris, organização responsável pela reconstrução da catedral, e Philippe Villeneuve, arquiteto-chefe dos monumentos históricos.

No domingo (26), o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que a Catedral de Notre Dame reabrirá as suas portas no dia 8 de dezembro de 2024.