Cerca de 300 delegados das conferências episcopais de 110 países se reúnem em Roma para participar do Congresso Internacional da Pastoral Juvenil sobre o tema "Por uma pastoral juvenil sinodal: novos estilos e estratégias de liderança", em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Seul 2027.

O encontro é organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e ocorre na capital italiana de 23 a 25 de maio, por ocasião do quinto aniversário da publicação da exortação apostólica pós-sinodal Christus vivit.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida dedica o ano de 2024 à promoção e divulgação da exortação publicada depois do sínodo dos jovens de 2018.

Entre as atividades lançadas estão uma campanha nas redes sociais através das contas oficiais da JMJ, além da celebração dos 40 anos do primeiro encontro de jovens com o papa na praça de São Pedro, em 1984.

Segundo comunicado do dicastério, “estas iniciativas, assim como numerosos eventos diocesanos realizados em diversas partes do mundo, visam revitalizar a pastoral juvenil e suscitar uma reflexão espiritual entre os jovens a partir das orientações oferecidas pela Christus vivit.

Além disso, esse Congresso Internacional da Pastoral Juvenil propõe três dias de estudo e reflexão sobre uma série de temas como liderança juvenil, sinodalidade, formação e acompanhamento espiritual.

Cada tema será tratado com uma introdução por um especialista no campo da pastoral e será aprofundado em grupos de intercâmbio, seguindo uma metodologia de discernimento espiritual.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Entre os palestrantes estão Gustavo Fabián Cavagnari, da Argentina, professor de pastoral juvenil da Pontifícia Universidade Salesiana; o padre Christopher Ryan, diretor do Centro Areté de Liderança Missionária na Austrália; e Brenda Noriega, membro do primeiro Órgão Consultivo Internacional da Juventude, com vasta experiência em processos de formação da fé juvenil.

A sessão "Da JMJ Lisboa 2023 à JMJ Seul 2027" abrirá o primeiro dia do Congresso, após a saudação introdutória do Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Esta sessão terá como objetivo refletir e avaliar os acontecimentos significativos da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa 2023.

O evento também vai servir de ponte para a próxima celebração da JMJ, que vai ocorrer em Seul em 2027. Durante a sessão, o cardeal Américo Alves Aguiar, bispo de Setúbal (Portugal), e o arcebispo de Seul, dom Peter Soon-Taick Chung, vão falar sobre as suas experiências e mostrar uma antecipação das expectativas e inovações para o próximo grande encontro global de jovens.

Outro evento importante a ser apresentado durante o Congresso será o Jubileu dos Jovens de 2025, previsto para ocorrer de 28 de julho a 3 de agosto do ano que vem. Nessa ocasião especial, o papa convida jovens de todo o mundo a ir a Roma, exortando-os a serem "peregrinos da esperança".

Para ilustrar melhor os detalhes deste importante evento, dom Rino Fisichella, pró-prefeito do dicastério para a Evangelização, vai apresentar as iniciativas e atividades previstas para o Jubileu dos Jovens.

O Congresso será concluído no sábado (25), com a participação do papa na audiência pela manhã, e com um diálogo aberto com a secretaria geral do Sínodo, particularmente com a subsecretária, irmã Nathalie Becquart.