A Solenidade de Pentecostes é no próximo domingo, 19 de maio. Abaixo, os sete dons do Espírito Santo e os seus frutos.

Os sete dons do Espírito Santo

O Catecismo da Igreja Católica diz que estes dons  “são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito”, sustentam a vida moral do cristão e “completam e levam à perfeição as virtudes daqueles que os recebem”.

Os dons do Espírito Santo são sete: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, conhecimento, piedade e temor de Deus.

Segundo o Catecismo Maior de São Pio X, padroeiro dos catequistas, o dom da sabedoria permite-nos contemplar as coisas eternas, como "a Verdade eterna, que é Deus, no qual pomos nossa complacência, amando-O como nosso Sumo bem".

O Entendimento “facilita a compreensão” das verdades e mistérios da fé que são difíceis de alcançar por nós mesmos. O dom do conselho nos ajuda a saber o que é melhor para a maior glória de Deus e para o bem de nós mesmos ou do próximo. A fortaleza “nos inspira coragem e determinação” para permanecermos firmes na lei divina e na Igreja.

O dom da ciência ajuda a julgar corretamente e a aproveitar tudo o que o Senhor nos confia neste mundo para levá-lo a Ele. A piedade ajuda a manter um coração confiante em Deus e benevolente para com o próximo. Finalmente, o temor de Deus “nos faz reverenciar a Deus, e ter receio de ofender a sua Divina Majestade”.

O cristão que reconhece algum destes dons na sua vida pessoal está deixando o Espírito Santo agir. Mas, santo Tomás de Aquino advertia para não ficarmos fechados em nós mesmos.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“É importante não esquecer que mesmo possuindo todos os dons do Espírito Santo, sem caridade não se tem vida... Por mais que um cadáver esteja revestido de ouro e pedras preciosas, ele continua sendo um cadáver”, disse ele.

Os frutos do Espírito Santo

O Catecismo da Igreja Católica diz que estes frutos “são perfeições que o Espírito Santo forma em nós como primícias da glória eterna”.

A tradição diz que são 12: caridade, alegria, paz, paciência, bondade, longanimidade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade.

Vários destes frutos são mencionados por são Paulo na sua carta aos Gálatas. Por isso, numa reflexão sobre o fruto do Espírito, o papa Francisco disse que poderia ser um bom exercício espiritual “ler a lista de São Paulo e observar a própria conduta, para verificar se corresponde, se a nossa vida está verdadeiramente de acordo com o Espírito Santo, se dá estes frutos”.

“Por exemplo, os três primeiros são caridade, paz e alegria: por isto se reconhece se uma pessoa é habitada pelo Espírito Santo. Uma pessoa que está em paz, que rejubila e que ama: com estas três caraterísticas vê-se a ação do Espírito”, acrescentou.

O apóstolo Paulo também denuncia as obras da carne e que são contrárias aos frutos do Espírito.

“Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, liber­tinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!”.