O reitor do Colégio Pio Brasileiro, em Roma, padre José Otácio Oliveira Guedes, foi nomeado hoje (15) bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG). Ele pertence ao clero da arquidiocese de Niterói (RJ).

Na arquidiocese de Belo Horizonte, padre José Otácio vai trabalhar ao lado do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e dos outros quatro auxiliares: dom Joaquim Giovani Mol, dom Nivaldo dos Santos Ferreira, dom Júlio César Moreira, dom Joel Maria dos Santos e dom Edmar José da Silva, que foi nomeado em março deste ano e recebeu a ordenação episcopal no último sábado (11).

“Manifesto minha alegria de sentir-me particularmente olhado pelo Senhor, convidado a renovar o meu desejo de estar nas mãos dele para exercer a missão. Certamente, a graça não faltará”, disse o bispo nomeado em mensagem publicada pela arquidiocese de Niterói.

O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu ao papa Francisco pela nomeação e ao padre José Otácio pelo “seu ‘sim’ ao novo chamado da Igreja”. “O gesto do papa Francisco fortalece ainda mais a Igreja Particular de Belo Horizonte na tarefa de proclamar a Palavra de Deus”, disse.

O padre Jsé Otácio Oliveira Guedes nasceu em São Sebastião do Maranhão (MG), em 26 de fevereiro de 1974. Entrou para o Seminário Arquidiocesano São José, em Niterói, em 1991.

Estudou Filosofia na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (RJ), Teologia no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, Roma. Tem mestrado em Teologia Bíblica pela Gregoriana de Roma e doutorado na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Foi ordenado padre em 29 de agosto de 2000. Foi pároco da paróquia São Pedro Apóstolo de em Itaboraí (RJ), diretor do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José de Niterói, assistente da Pastoral Universitária, coordenador dos Cursos de Teologia para Leigos e formação de catequistas da arquidiocese de Niterói (2013-2016), professor de exegese do Novo Testamento na graduação e pós-graduação da PUC-Rio.

Entre 2017 e 2020, foi missionário na arquidiocese de Porto Velho (RO), onde atuou como administrador da área missionária de União Bandeirantes e da comunidade Santa Dulce dos Pobres do Bairro Novo, e professor de Bíblia no Seminário São João XXIII e da Faculdade Católica de Rondônia.

Desde junho de 2020, é reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

Em abril deste ano, monsenhor Valdir Cândido de Morais, da arquidiocese de Natal (RN), foi nomeado novo reitor do Pio Brasileiro. Ele assumirá seu mandato de três anos em julho próximo.

Na mensagem publicada pela arquidiocese de Niterói, padre José Otácio pede a oração de todos e disse que retorna ao Brasil no “final de junho”. “Permaneço em Roma por enquanto, finalizando a missão”, disse, destacando que em breve serão divulgados os detalhes da ordenação episcopal.