O convento da Penha em Vila Velha (ES) faz amanhã (11), a 68ª edição da Romaria das mães, no campinho do Convento para celebrar o Dia das Mães. Segundo a organização, a expectativa de público é de 7 mil pessoas.

Maria José Quintaes, uma das organizadoras, diz que a Romaria das Mães começou em 1956 com “uma tradição das mulheres que cultivavam flores, a maioria do interior do Estado, traziam essas flores para oferecer à Nossa Senhora da Penha”.

“Nós mantivemos esse costume e até hoje acolhemos as mulheres que trazem flores”, disse.

Segundo Quintaes, muitas mulheres que têm dificuldades para engravidar participam da Romaria, rezam pedindo a intercessão de Nossa Senhora e no ano seguinte voltam para agradecer o dom da maternidade.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Todo ano tem um testemunho de alguma mulher que tem problemas para engravidar, mas que pediu a Deus pela intercessão de Nossa Senhora e conseguiu se tornar mãe”, disse.

A romaria vai rezar pelas mães vivas, mas também por aquelas que já morreram. “Todos os dias é tempo de recordar o exemplo das nossas mães”, , disse o guardião do convento, frei Djalmo Fuck. “Especialmente aqui no Convento, muitos filhos vêm para rezar pelas mães, avós, tias e rezam também por aquelas que já partiram”

“Aqui, todos sentem o consolo de Deus, o conforto de colo de mãe, a ternura daquela que nos abraça, nos ama, nos revigora e nos quer próximos dela”, continuou o frei que também convidou os filhos para participar.

A subida começará no início da tarde, a partir do portão do Convento. No Campinho, às 14h, haverá animação e acolhida das mães. Às15h o guardião do Convento, frei Djalmo Fuck vai celebrar a missa. Ao final da celebração acontecerá a tradicional bênção das rosas e uma surpresa.