“Convidamos a rezar por todas as pessoas do sul do Brasil e a tornar a nossa solidariedade afetiva e efetiva, transformando-a em ações de sensibilização para ouvir os gritos da Terra que se exprimem nestes fenómenos climáticos”, diz o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) em nota publicada ontem (6). “Que Nossa Senhora Aparecida nos cubra com sua proteção maternal e nos renove na esperança que brota da presença de Jesus Ressuscitado entre nós”.

As chuvas provocaram inundações e estragos em 417 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, cerca de 83%, informou hoje (7), às 12h o boletim diário da Defesa Civil. Até o momento foram registradas 100 mortes, 372 pessoas feridas, 128 desaparecidas e mais de 163 mil desabrigadas.

O Celam expressa na nota sua “solidariedade e proximidade às pessoas e famílias” do sul do Brasil “que perderam os seus entes queridos, àqueles que tiveram de abandonar suas casas e pertences, e àqueles cujos sonhos e projetos foram levados pelas águas” das “fortes chuvas que provocaram inundações nunca antes registadas” no Rio grande do Sul desde o fim de abril.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O Celam também se dirigiu aos “bispos das dioceses afetadas, às suas comunidades, sacerdotes, religiosos e religiosas”, com o “acompanhamento espiritual nesta situação” e agradeceu “os esforços que estão fazendo para acolher e assistir as vítimas”.

O comunicado foi assinado pelo arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler , presidente do Celam e da CNBB,; pelo arcebispo de Maracaibo, Venezuela, primeiro vice-presidente do Celam; pelo arcebispo do Panamá, dom José Domingo Ulloa, segundo vice-presidente do Celam; pelo bispo de San Pedro de Macorís, República Dominicana, dom Santiago Rodríguez Rodríguez, presidente do Conselhos de Assuntos Econômicos (CAE) do Celam; e pelo bispo auxiliar de Cusco, Peru, dom  Lizardo Estrada Herrera, secretário -geral do Celam.