O Arcebispo de Corrientes, Dom Domingo Castagna, exortou ontem ao setor da imprensa argentina envolvido nas recentes difamações contra o Bispo de Añatuya, a que se retratem e "devolvam a verdade às pessoas".

Conforme informa a agência AICA, Dom Castagna assinalou que "o que aconteceu há pouco mais de uma semana com um digníssimo Bispo de nossa Pátria não tem outra resposta que a formulada por ele mesmo através da Sala de Imprensa do Episcopado. Ficou provada sua absoluta inocência e, espero que se repare sua merecida fama de bom Pastor e homem de Deus."

O Arcebispo de Corrientes expressou seu desejo de que "se algum jornalista, de qualquer meio, tiver despejado sua beligerância contra os pastores da Igreja Católica, excedendo-se em expressões apressadas e irresponsáveis, tenha a honra de se retificar".

Dom. Castagna lembrou também que "a palavra da Igreja, atualização fiel do Evangelho de Cristo, causa uma moléstia indissimulada em quem a considera inimizade número um de suas simpatias pelas tendências amorais da atualidade. Não obstante, o Evangelho deve ser pregado, até contra a corrente que arrasta tudo para seu próprio abismo".

Por outra vez, o Arcebispo assinalou como sinais negativos, a indiferença e a extrema ignorância que envolvem a maioria dos batizados, que se percebem no relaxamento das virtudes cristãs", devido ao que qualificou "uma localização desafortunada da religião como simples e formal cenário social".

O Prelado lembrou aos promotores das que chamou "inexplicáveis perseguições" à fé, que "a história remota e recente deixa clara a fortaleza da fé humilde de nosso povo e quem quis apagá-la de seu coração e de sua cultura não obtiveram mais que dissimulá-la em leis adversas e em sua ausência das salas de aula".