De 29 de abril a 2 de maio de 2024, acontecerá em Sacrofano, Roma, o Encontro Internacional de Párocos para o Sínodo da Sinodalidade, que refletirá sobre o tema “Como ser uma Igreja local sinodal em missão”.

Tendo em vista a segunda e última sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será na capital italiana no próximo mês de outubro, a Secretaria Geral do Sínodo convida os párocos a viajarem a Roma.

O subsecretário da Secretaria Geral do Sínodo e coordenador da iniciativa, dom Luis Marín de San Martín, disse que se trata de “um encontro de escuta, oração e discernimento promovido pela Secretaria Geral do Sínodo e pelo Dicastério para o Clero”, juntamente com o Dicastério para a Evangelização e o Dicastério para as Igrejas Orientais”.

O encontro responde também “às indicações dos participantes na primeira sessão do Sínodo da Sinodalidade, realizada em outubro de 2023, que sugeriram ouvir mais a voz dos párocos”.

Como disse dom Marín, o objetivo será “escutar e valorizar a experiência sinodal que estão vivendo nas suas respectivas paróquias e dioceses”, bem como “permitir o diálogo e a troca de experiências e ideias”.

O encontro será feito para “fornecer materiais que serão utilizados na redação do Instrumentum laboris da segunda sessão, juntamente com as sínteses da consulta coordenada pelas Conferências Episcopais e os resultados do estudo teológico-canônico feito por cinco Grupos de Trabalho ativados pela Secretaria Geral do Sínodo”.

O número de participantes foi determinado segundo um critério semelhante ao utilizado para a eleição dos membros da Assembleia Sinodal pelas Conferências Episcopais (cerca de 200). Contudo, dados os pedidos recebidos de algumas Conferências Episcopais, o número de participantes será superior a 200.

Para a seleção dos participantes, pediu-se às Conferências Episcopais e as Igrejas Orientais Católicas que levem em consideração, na medida do possível, aqueles “que têm uma experiência significativa na perspectiva de uma Igreja sinodal”, bem como a “favorecer uma certa variedade de contextos pastorais de origem rural, urbano ou contextos socioculturais específicos.”

No último dia, 2 de maio, os párocos terão um encontro com o papa Francisco no Vaticano e o encontro terminará com uma missa na Basílica de São Pedro.