A arquidiocese de Maceió realiza de 25 a 28 de abril o I Encontro Alagoano de Música Sacra, na catedral Nossa Senhora dos Prazeres, no centro de Maceió. O encontro é destinado principalmente a grupos de canto, corais, ministérios, instrumentistas, mas também a padres e seminaristas que são envolvidos com a música litúrgica em Alagoas.

O objetivo deste encontro, segundo a arquidiocese, é formar os músicos das igrejas de Alagoas no serviço litúrgico-musical das missas paroquiais do Estado. Os três dias de encontro serão ministrados pelo professor doutor em música, Clayton Dias que também é maestro do coro da arquidiocese de Campinas (SP) e perito responsável pela tradução brasileira da edição musical da 3ª edição típica do Missal Romano; e pelo especialista em liturgia e vigário da basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (CE),  padre Filipe Gonçalves Macêdo.

Serão abordados nestes dias, temas como: a música sacra, a música religiosa e a música litúrgica. Também haverá uma formação sobre a tradução brasileira da 3ª edição típica do Missal Romano, o canto do celebrante, o canto gregoriano, e duas mesas redondas, uma sobre saúde e técnica vocal para o canto, e outra com a pergunta "quem canta, reza duas vezes?", em resposta a convocação do papa Francisco ao Ano de Oração 2024, em preparação ao Jubileu de 2025, que acontecerá em Roma com o tema "Peregrinos da Esperança".

Também estarão presentes neste evento, o arcebispo de Maceió, dom Carlos Alberto Breis Pereira, o coordenador da comissão de liturgia da arquidiocese de Maceió, padre Urilian Santana, vice-reitor do seminário arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção e pároco da paróquia universitária Santa Teresinha de Liseux, padre Márcio Nunes e o membro da comissão de liturgia da arquidiocese de Maceió e pároco da catedral de Maceió, padre Elison Silva.

O encontro inicia no dia 26 de abril, mas um dia antes, os palestrantes darão uma formação para o clero de Maceió no auditório do seminário Nossa Senhora da Assunção sobre a nova edição do Missal Romano, com o tema: O Canto do Celebrante. Aspectos técnicos e musicais para o Clero e uma aula para os seminaristas sobre o Canto do celebrante na 3ª edição do Missal Romano para o Brasil.

O primeiro dia do encontro, 26 de abril, começa a partir das 16h, com o credenciamento e acolhida dos participantes. No dia 27, o evento inicia às 8h, com uma missa na paróquia universitária santa Teresinha de Lisieux, no Farol. A celebração terá cantos segundo a 3ª edição do Missal Romano para o Brasil e será cantada pelo coro da arquidiocese de Maceió, sob a regência do maestro Clayton Dias. Também neste dia, haverá a partir das 16h30 até às 18h30, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, o lançamento do livro Canto Gregoriano: Teoria e Prática na Liturgia, de Clayton Dias.

O último do encontro inicia às 8h, no Teatro Sérgio Cardoso e termina às 16h, na catedral de Maceió, com missa solene, celebrada pelo arcebispo de Maceió, dom Carlos Alberto Breis e cantada pelo coro da arquidiocese, sob a regência do maestro Clayton Dias.

As inscrições e outras informações sobre o I Encontro Alagoano de Música Sacra de Maceió estão neste link.