Para marcar seu décimo aniversário, a Saint Pio Foundation (Fundação São Pio) nos EUA vai divulgar dez fotografias inéditas de são Pio de Pietrelcina em 29 de abril.

As imagens mostram o padre italiano celebrando a missa e em profunda oração, mas também em momentos mais leves de riso, raramente registrados. O diretor da fundação, Luciano Lamonarca, descobriu as fotos ao visitar o estúdio da fotógrafa Elia Saleto.

O correspondente da EWTN News na Santa Sé, Colm Flynn, conversou com Lamonarca em uma entrevista recente à EWTN News Nightly para discutir as imagens. Uma das fotos mais surpreendentes foi a do Padre Pio sorrindo.

“Uma é legal porque Padre Pio está sorrindo. Sim, ele estava sorrindo porque era homem. Sempre pensamos que Padre Pio era um homem sério. Sabemos que a fé também significa rir… às vezes”, disse Lamonarca.

Lamonarca, cantor de ópera profissional, cresceu na Itália ciente da figura gigante que Padre Pio foi na Igreja Católica, mas não tinha uma devoção particular ao santo até que ele e sua mulher tiveram um bebê natimorto e receberam a notícia que provavelmente não conseguiriam ter mais filhos.

Foi então que o casal recorreu à intercessão de são padre Pio e, nesse processo, começou a aprender mais sobre sua vida.

Lamonarca disse que aprendeu sobre a “simplicidade e humildade” de são Pio.

“Ele foi o avô que eu nunca tive”, disse ele a Flynn.

Lamonarca disse que sentia uma ligação tão forte com o santo que quis ajudar a levar a sua história e mensagem ao maior número de pessoas possível, especialmente nos EUA, por isso fundou a Saint Pio Foundation.

Hoje, Lamonarca e sua mulher moram nos EUA com seu filho, Sebastian, que nasceu um ano depois de Lamonarca fundar a fundação. Como italiano radicado nos EUA, ele é apaixonado por fortalecer os laços entre os dois países em nome de são Pio.

Além da divulgação de todas as fotos para comemorar seu décimo aniversário, a fundação também produziu um documentário dramático sobre Padre Pio, previsto para ir ao ar na EWTN ainda este ano.