O altar da Capela Latina da Crucificação, onde são celebrados os ritos católicos latinos a Basílica do Santo Sepulcro fica em Jerusalém, foi removido para ser restaurado na Itália, segundo os Franciscanos da Custódia da Terra Santa (CTS).

Na segunda-feira (8), trabalhadores desmontaram o altar, doado no século XVI aos franciscanos da Terra Santa por Fernando de Médici, grão-duque da Toscana, Itália.

Altar removido. Crédito: BM – Custódia da Terra Santa
Altar removido. Crédito: BM – Custódia da Terra Santa

“É uma obra que integra a técnica dos artesãos florentinos”, disse o presidente do Santo Sepulcro, frei Stéphane Milovitch. O altar tem uma base de ferro forjado, feita por “artesãos árabes do século XX”, diz o franciscano.

A CTS diz que o altar é usado para celebrar as missas diárias dos peregrinos e recebe a fumaça de incenso da procissão que os franciscanos fazem todos os dias no interior do Santo Sepulcro.

A estrutura contém seis relevos da Paixão de Cristo, que estão muito deteriorados e danificados.

Por que foi removido?

Segundo a custódia, desde que “o altar dos Médici” foi colocado na década de 1940 no interior da Capela do Calvário, não passou por nenhuma restauração. Por isso foi tomada a decisão de retirar o altar e enviá-lo a Florença para que todo o seu esplendor possa ser restaurado.

Através do projeto Treasures from Kings: Masterpieces from the Terra Sancta Museum (Tesouros dos Reis: Obras-primas do Museu Terra Santa), o altar restaurado será exibido no Museo Marino Marini, em Florença.

A exposição terá início no dia 12 de setembro e terminará em janeiro do próximo ano. “Portanto, o altar deve ser recolocado no seu lugar para a Quaresma do próximo ano, completamente renovado e resplandecente para a celebração da Sexta-feira Santa de 2025, ano do jubileu”, disse o frei Stéphane.

Entretanto, a Capela Latina da Crucificação, no Calvário onde Cristo morreu, terá “um altar provisório”, diz a CTS.

   Altar para Florença. BM – Custódia da Terra Santa.
  Altar para Florença. BM – Custódia da Terra Santa.